Ticker

6/recent/ticker-posts

Revolução Farroupilha

Causas:

O Rio Grande do Sul foi palco das disputas entre portugueses e espanhóis desde o século XVII. Na idéia dos líderes locais, o fim dos conflitos deveriam inspirar o governo central a incentivar o crescimento econômico do sul, como pagamento às gerações de famílias que se voltaram para a defesa do país desde há muito tempo. Mas não foi isso que ocorreu.

Guerra dos Farrapos
A partir de 1821, o governo central passou a impor a cobrança de taxas pesadas sobre os produtos rio-grandenses, como charque, erva-mate, couros, sebo, graxa, etc.

No início da década de 30, o governo aliou a cobrança de uma taxa extorsiva sobre o charque gaúcho a incentivos para a importação do importado do Prata.

Ao mesmo tempo aumentou a taxa de importação do sal, insumo básico para a fabricação do produto. Além do mais, se as tropas que lutavam nas guerras eram gaúchas, seus comandantes vinham do centro do país. Tudo isso causou grande revolta na elite rio-grandense.

Amanhã, mais sobre a Revolução Farroupilha.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Eu, particularmente, acho os sulistas facinantes e com uma cultura que de tão particular causa impacto em quem olha. São pessoas que desde o começo da história do Brasil vem mostrando garra e determinação para com aquilo que diz respeito à patriotismo e identidade.

    Acho que precisamos nos abrir mais para os conhecimentos históricos que dizem respeito ao nosso Brasil e o sul, neste caso representado pelo Rio Grande, é um ótimo ponto de partida, de onde sempre deveremos tomar notas do que aconteceu e da forma como as coisas discorreram e ainda discorrem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...