Ticker

6/recent/ticker-posts

Universidade e a cobrança de taxas para expedir documentos.

Se a realidade for posta assim como se coloca segunda as "leis"... Se conforme foram informadas notícias dessa última segunda-feira, (21/08), que "Universidade não pode cobrar para expedir documentos", se for assim que sejam isentas aquelas taxas que variam de R$7.00 a R$10.00 por aluno/a para que possamos pedir um Atestado de Matricula, ou Comprovação de Matrícula, ou ainda para fazer nova Carterinha da Biblioteca para aqueles/as que precisam.
É um verdadeiro absurdo que tenhamos que pagar taxas para requerer um documento do nosso desempenho acadêmico, ou qualquer um relacionado a vida na universidade sendo ela pública.

E ainda há aqueles que dizem que o dinheiro não é nada, que o dinheiro não compra, não manipula, não aliena, se isso tudo não é pelo dinheiro é por que então??? Que me possa explicar alguém?!

Kátia A. Costa.

Para acesso a notícia completa referida nessa postagem:

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Estou de total acordo com você Kátia... acho um absurdo lançar mão de algo que deveria ser oferecido como parte do "pacote educacional" das universidades públicas, pois se querem defender o tal do "bem-estar social", então que seja pra valer, até nas coisas que parecem mais simples, como oferecer comprovantes e certidões.
    E se dizem que temos direitos, então que façam valer, e se disserem que não temos então devemos questionar: quem lhes dá autoridade de instituir os nossos direitos??? A quem perguntaram para assim fazer???
    Temos que nos conscientizar e ir a luta... estou a disposição!

    ResponderExcluir
  2. Pois é José, quem dera a nossa universidade toda pensasse assim, principalmente se todos/os universitários tivesse a disposição de questionar e fazer valer seus direitos...

    Como você acha que poderíamos melhorar isso? Que tal se começassemos a lançar tipos como esses de questionamentos em momentos de reflexão vindos do C.A até todos os universitários?

    ResponderExcluir
  3. Acho que o CA é um ótimo veículo para propagação de questionamentos... acho ainda que DCE seria ainda mais prolixo... temos que pensar nisso e nos juntar e fazer algo...

    Há também os momentos dos eventos e palestras... aí que é uma hora chave também... momentos importantes para questionar.

    ResponderExcluir
  4. Esses questionamentos podem se propagar de início em conversas nossas com os demais acadêmicos/as em corredores da universidade, um momento para discutirmos idéias como essas e tantas outras em conjunto, porque é importante salientar:

    Não fazemos nada sozinho, em grupo a força da luta é maior, e a posição unânime!!!
    Não façamos do intervalo, e dos bate-papo em corredor um espaço para apenas brincadeiras, interação, e em algumas vezes "fuxico", mas um momento para troca de idéias e questionamentos.

    ResponderExcluir
  5. Uma ótima notícias para nossos colegas das Universidades Públicas que pagavam Taxa de Matrícula. O Supremo Tribunal Federal aprovou uma norma que proíbe a cobrança de taxa de matrícula pelas universidades públicas.

    De acordo com os ministros, a cobrança é inconstitucional porque o estado tem obrigação de oferecer educação gratuita.

    A decisão vale para universidades federais, estaduais e municipais.

    Jornal Hoje (14/08/2008): http://jornalhoje.globo.com/JHoje/0,19125,VJS0-3076-20080814-327418,00.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...