Ticker

6/recent/ticker-posts

CONGRESSO DE EDUCAÇÃO UNESP (São José do Rio Preto-SP) Políticas Inclusivas: inclusão das diferenças ou diferentes exclusões?





MINICURSO:



8) “Inclusão e exclusão na sociedade de classes: aportes para uma história do tempo presente” (PARTE I) Jean Paulo Pereira de Menezes. Mestrando em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD-MS/CAPES).

RESUMO: Freqüentemente é possível observar através das relações sociopolíticas do presente, a crítica sobre exclusão do ser, e, a necessária inclusão do mesmo diante as políticas do Estado. Um discurso nitidamente plausível, mas que pode esconder uma série de pretensões de classe a qual não pode ser inicialmente diagnosticada com um simples olhar desatento. Neste sentido, a contribuição do conceito de classes sociais e a ideologização do espaço público em Marx, podem contribuir para entendermos o foco central desta proposta de curso que procurará contribuir para uma desconstrução acerca do discurso da inclusão e a exclusão social do ser na história do presente. Temas estes em constante pauta nas instancias denominadas por políticas públicas. Desta forma, podendo promover uma distorção analítica da organização do capital no imaginário social acerca da constituição da economia política. Assim, entendemos a necessidade de apresentarmos uma contribuição ao debate do conceito de inclusão e exclusão na sociedade de classes a guisa do capital. O objetivo deste mini curso se constitui na apresentação de aportes que contribuam para reflexão acerca do discurso da exclusão e inclusão na sociedade de classes, especificamente acerca da educação ofertada pelo Estado. Especificamente, apresentar introdutoriamente o discurso do Estado sobre a inclusão diante da exclusão social e, também, procurar entender o mesmo na sociedade de classes, instrumentalizando como apoio, uma relação dialética entre História, Economia, Filosofia e Sociologia.
HORÁRIO: 19h
LOCAL: a definir

9 de outubro, quinta-feira
“Inclusão e exclusão na sociedade de classes: aportes para uma história do tempo presente” (PARTE II) Jean Paulo Pereira de Menezes. Mestrando em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD-MS/CAPES).
DATA E HORÁRIO: 19h
LOCAL: Ibilce


VEJAM OS DEMAIS CURSOS, CONFERÊNCIAS E OFICINAS NO SÍTIO DO EVENTO. AJUDEM A DIVULGAR.

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...