Ticker

6/recent/ticker-posts

Collor x Lula nas eleições de 1989

  
O Brasil teria naquele momento sua primeira eleição direta depois da Ditadura Militar; os índices de inflação estavam alucinados e o poder de compra dos salários minguante. O que se via eram alguns candidatos se digladiarem, uns usando a popularidade que tinham conseguido na mídia ou mesmo no meio político, outros procurando usar as experiências em movimentos sociais. Uns prometendo caçar marajás, outros prometendo olhar para os mais miseráveis. Uns acusando um Comunismo iminente para o Brasil (a URSS ainda não tinha caído), outros tentando mostrar que se preocupavam com o povo que passava fome. 

Entre promessas e esperanças para o país, temos um momento histórico, que ainda hoje movimenta sentimentos, pró e contra, especialmente com os midiáticos acontecimentos do chamado Mensalão. Mas, tentem abstrair, para só depois "empirizar", e então fazer suas avaliações e ver o que podemos aprender com tudo isso, afinal, ano que vem temos eleições de novo.

Nem é preciso dizer que deve-se votar com consciência. Mas diga-se que essa consciência seja melhor para todos, e não para minorias majoritárias, que sempre tiveram o poder, aprendendo com os erros e tentando expurgar os maus espíritos!


veja a reportagem do Jornal Nacional, de 1989, com partes do último debate (atentem para os comentários do apresentador)




Debate completo



Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...