Ticker

6/recent/ticker-posts

Centro de Documentação da UFGD


O Centro de Documentação Regional, laboratório ligado à Faculdade de Ciências Humanas da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), dispõe de um acervo com mais de 200 títulos de jornais e revistas referentes ao antigo Sul de Mato Grosso, atual Mato Grosso do Sul, e ainda material referente ao Paraguai.

Os pesquisadores interessados podem visitar o Centro de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, na Unidade II da UFGD, ao lado do Bloco da Faculdade de Ciências Humanas.

São periódicos microfilmados que incluem, entre outros, publicações voltadas à política, economia, religião, artes, educação, família. Especificamente, são duas coleções: “Periódicos antigos mato-grossenses e sul-mato-grossenses” é constituída de 158 caixas de microfilmes, adquiridos da Biblioteca Nacional (RJ), sendo que o título mais antigo data de 1840 (Themis Matogrossense, Cuiabá) e o título mais recente data de 1986 (Jornal do Dia, Cuiabá); e “Imprensa Paraguaia”, constituída de sete DVD’s doados ao Centro de Documentação pelo Museu Etnográfico Andrés Barbero (Assunção-PY), sendo que o título mais antigo data de 1842 (El Repertorio Nacional) e o título mais recente data de 1904 (La Democracia).

Recentemente o Centro de Documentação adquiriu, com recursos dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em História, uma leitora/digitalizadora de material microfilmado, o que torna o acesso dos pesquisadores às coleções de periódicos ágil e prático.


Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...