Ticker

6/recent/ticker-posts

Nascido há alguns 4s de julho!



Pois é galera, nesse 4 de julho faço anos, uns vinte e poucos. Antes de qualquer coisa, gostaria de agradecer as mensagens enviadas via Facebook, Twitter, e-mail e telefone. Fico muito feliz pela lembrança... como o blog eu mantenho me dei ao luxo de postar a foto acima (risos).

E também aproveitando que o blog é de humanidades, quero registrar alguns outros eventos ocorridos na História, recente ou nem tanto, em algum 4 de julho.

Além de ser importante para mim, o dia é  simbólico para outras pessoas também, especialmente os norte-americanos que comemoram seu patriótico Independence Day. Nessa data, em 1776, George Washington declarou a independência das treze colônias britânicas, iniciando uma guerra contra a metrópole e com outros compatriotas assinou a Declaração da Independência dos EUA. Redigida por Thomas Jefferson, embora seja necessária uma profunda reflexão a respeito, a Declaration baseou-se na teoria dos direitos naturais do homem: "Todos os homens, criados iguais, são contemplados pelo Criador de certos direitos naturais inalienáveis, entre eles o direito à vida, à liberdade e à aspiração à felicidade". Mas, como diria George Orwell, "todo iguais, mas uns mais iguais que outros", afinal, os escravos continuaram sendo escravos por lá, além de outras pendengas que continuaram mal resolvidas.

Ainda na história, alguns outros fatos importantes aconteceram nesse dia: em 1807 nasceu em Nice, França (naquele tempo Nizza, Itália), Giuseppe Maria Garibaldi – José Garibaldi, conhecido por alguns como "Herói dos dois mundos", um dos personagens símbolo da Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul; neste dia também morreu José Bento Monteiro Lobato, um de nossos renomados escritores, em 1948; e Bill Gates foi declarado o homem mais rico do mundo em 1995.


Imagem: Monteiro Lobato. Autor desconhecido

Em 4 de julho de 1956, Elvis realizou um show beneficente no Russwood Park, em Memphis, Tennessee, para 14.000 pessoas. O evento ocorreu para ajudar o Cynthia Milk Fund do Memphis Press-Scimitar e a Casa de Crianças Convalescentes do Variety Club.


Imagem: Elvis e Scotty Moore, Russwood Park, 
Memphis, TN (Alfred Wertheimer)


No cinema temos um filme cujo título é exatamente Nascido em 4 de julho, da Universal Pictures, estrelado por Tom Cruise e Willem Dafoe (o Duende Verde de "Homem Aranha 1"), dirigido por Willian "Billy" Baldwin (irmão do Alec). Produzido quatro anos depois que eu nasci, ou seja, em 1989, é uma adaptação de um best-selling autobiográfico homônimo, que conta a história de Ron Kovic, um veterano da Guerra do Vietnã. Venceu o Globo de Ouro por melhor diretor, ator, filme e roteiro.


filme nascido 4 de julho
Imagem: reprodução/Universal Pictures


Embora não tenha lido, sei que existe ainda um outro livro, de ficção, chamado 4 de Julho - Ela não teve escolha e agora está no banco dos réus, de James Patterson.  

No futebol, há um time, o 4 de julho E.C., da cidade de Piripiri, Piauí, atual tricampeão piauiense de futebol profissional, que foi "fundado em janeiro de 1975" e que perdeu o único jogo disputado na primeira fase da Copa do Brasil desse ano por 0 x 2 do Sport.


futebol
Imagem: Esculo 4 de Julho E.C.. 
(http://www.4dejulho.com.br/)


Por fim, muitos corintianos devem estar se perguntando por que não acrescentei o título do SC Corinthians Paulista na Libertadores da América. O fato é que, sem querer ofender, o dia em que o time foi campeão depende do fuso horário e como estava morando em Itapoá-SC, cujo horário válido era o de Brasília e pelo menos no meu relógio já tinha passado da meia noite, para mim já era dia 5.





Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...