Ticker

6/recent/ticker-posts

Resenhas do livro “Fontes Históricas”

livro

Gostaria de falar um pouco deste livro, Fontes Históricas, afinal ele tem servido para mim e sei que também para muitos colegas de profissão, que vêm se embrenhando pelos caminhos das pesquisas históricas, “atolados” em arquivos históricos, com direito a mofos e traças. 

Se bem que muita coisa vem aparecendo digitalizada e mesmo disponibilizada na internet, ainda podemos botar a mão na massa e manusear muitas fontes impressas. Sendo assim, gostaria de fazer alguns comentários e sínteses desse livro, dividindo os capítulos em postagens do blog. Não quero ser muito exaustivo, mas quero fazer alguns comentários gerais onde, sempre que possível, incluirei algumas experiências pessoais. Espero que sirva, sobretudo, àqueles que estão começando.

Em princípio, vale dizer que o livro busca apresentar aos leitores um conjunto de estudos sobre as fontes com as quais o pesquisador em História e mesmo de Humanas trabalha: suas formas de uso, os tipos e formas de lidar com arquivos impressos, jornais e periódicos, além também de um breve passeio pelo desenvolvimento ao qual a história passou ao longo dos tempos.



SUMÁRIO DE RESENHAS

Apresentação
Carlos Bacellar - Uso e mal uso dos arquivos
 Vavy P. Borges - Fontes biográficas


PINSKY, Carla B. (organizadora). Fontes Históricas. 2. ed. 2ª impressão. São Paulo: Contexto, 2000.

Postar um comentário

1 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...