Ticker

6/recent/ticker-posts

Elvis ao vivo em Springfield! | José A. Fernandes




A postagem da vez fala sobre as passagens de Elvis Presley por uma cidade muito famosa e o relacionada também direta e indiretamente ao desenho animado que muitos de nós amamos: Os Simpsons

Springfield é o nome de várias cidades ao redor do mundo, mais comumente nos Estados Unidos. Conhecido apenas como Elvis por fãs e admiradores, na vida real ele cantou em algumas cidades chamadas Springfield ao redor dos Estados Unidos. 

Devo dizer que não deixou de fazer também suas aparições na Springfield do desenho animado, como pode ser visto em alguns episódios do seriado de Matt Groening (e que espero comentar em outras postagens). Entre outros, Elvis pode ser visto em um museu de cera ou através das lembranças do Senhor Burns, amigo (segundo a história) do King.


Na vida real, especialmente na cidade homônima do estado de Missouri, Elvis esteve presente em duas fases distintas de sua carreira. Se fossemos olhar com olhos "críticos", diríamos que ele esteve pela primeira vez ali no auge de sua carreira e forma física, nos anos 1950; o que não teria ocorrido na apresentação realizada em 17 de junho de 1977, que fez parte de sua última turnê. Por outro lado, não se pode dizer também que o público não esteve presente: tanto nos anos 1950 quanto em 1977, o público se manteve fiel ao ídolo e compareceu em massa para ver o cantor das multidões.

 Springfield, MO, 17 de junho de 1977. 
Fotógrafo desconhecido.

Ao que se sabe, durante suas longas turnês, foram duas Springfields visitadas: uma no estado de Missouri e outra em Massachusetts, somando (se minha conta estiver certa) 5 shows, 1 nos anos 1950 e 4 nos anos 1970*. 

Springfield, MA, julho de 1975. 
Foto de Mark Murray/Daily News.

Nas apresentações de julho de 1975 um fato curioso foi destacado por alguns escritores, especialmente na revista RollingStone que dedicou uma edição ao nosso cantor recentemente. Em um dos shows (15 de julho), Elvis lançou sua guitarra ao público e disparou "quem pegar pode ficar com essa porcaria, eu não preciso".** 


Momento em que Elvis joga a guitarra 
para a platéia, em Springfield, 15 de julho 
de 1975. Foto de Lawrence Long.

Uma apreciação rápida, como parece ter sido o caso da revista mencionada anteriormente, ligaria o ocorrido apenas ao momento do cantor, que neste ano de 1975 não estava sendo dos melhores. Mas, se formos pensar que Elvis segue com o título de Rei do Rock e a Revista RollingStone é famosa por abordar este estilo musical, não seria mais justo  analisar o lado "rocker" de Elvis neste momento? Para não entrarmos mais a fundo na questão de que ele era humano e estava sujeito à variações de humor, como todo mundo.

Abaixo segue registro raríssimo do show no Hammons Center de Springfield, MO, em 17 de junho de 1977. Não tem som, mas é bem interessante.




Por curiosidade, segue a lista dos shows:


  • 17 de maio de 1956: Shrine Mosque, Springfield, MO. 
  • 14 de julho de 1975 (8:30 pm): Springfield, MA.
  • 15 de julho de 1975 (8:30 pm): Springfield, MA
  • 29 de julho de 1976: Civic Center, Springfield, MA
  • 17 de junho de 1977 (8:30 pm): Springfield, MO. 

Compre seu funko!
cd elvis aloha

* Foto do topo: Parte de um ingresso dos shows de julho de 1975. De Mark Murray/Dailly News.

** A história da guitarra jogada ao público também foi contada por Scooty Moore em seu site, leia.


*** Para a identificação e contagem dos locais e datas usei  dois sites muito interessantes: http://www.elvis.com.au e www.elvisconcerts.com. Caso encontrem alguma incorreção fiquem a vontade para comentar a postagem.

**** Originalmente postada em 05/11/2012.


Gostou? Compartilhe!

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...