Ticker

6/recent/ticker-posts

IPEA disponibiliza o livro "Os BRICS na OMC"


Mais uma publicação que pode interessar a muitos dos colegas, especialmente aos que estudam relações internacionais e mesmo, de forma geral, aqueles que se interessam pelo que está acontecendo na economia brasileira e mundial.

Apresentação

As mudanças pelas quais passa o mundo colocam as economias emergentes em posição de destaque na cena internacional. Entre os emergentes, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS) destacam-se enquanto economias com expressivas taxas de crescimento e funcionam como importantes polos políticos e econômicos regionais. Responsáveis por parte significativa do dinamismo econômico mundial nos últimos anos, estes países passaram também a ampliar seus espaços de atuação política em instituições e fóruns internacionais.

Desde sua formalização enquanto grupo, em 2009, o BRICS vem atuando com vistas a intensificar as trocas entre suas economias e a identificar agendas e interesses comuns que possam dar ao grupo bases para atuação conjunta. No campo econômico, não obstante tensões que emergem da concorrência entre os emergentes mundo afora, particularmente impulsionada pela integração da China à economia internacional, pode-se encontrar elementos que denotam posições convergentes e cooperativas entre os países do BRICS. Um exemplo desta convergência, talvez a primeira iniciativa a reunir quatro dos cinco países do grupo após sua criação, é a estruturação e consolidação do G20 Agrícola na Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), grupo que simboliza uma mudança estrutural nas negociações comerciais, derivada de importantes transformações que vêm ocorrendo na economia e na política mundial no início deste século.

Cabe lembrar que o regime multilateral de comércio tornou-se central às demandas dos países em desenvolvimento, particularmente após a institucionalização do sistema de solução de contenciosos ao fim da Rodada Uruguai, o qual representa o principal lócus de negociação política da regulação do comércio global.

Os novos agrupamentos negociadores entre países em desenvolvimento, como o G20 Comercial, encontraram no regime multilateral de comércio, baseado no consenso e dotado de mecanismos de enforcement mais desenvolvidos, os incentivos necessários para sua formatação. Com a acessão da Rússia à OMC, todos os países do BRICS farão parte do regime multilateral de comércio, o que pode ampliar o escopo de cooperação entre eles em novas negociações, bem como a importância do multilateralismo em suas agendas de política comercial.

Compreender a dinâmica da inserção comercial dos BRICS e sua atuação na OMC é, assim, fundamental para analisar o potencial de cooperação e conflito na agenda econômica do grupo. Neste sentido, o livro Os BRICS na OMC: políticas comerciais comparadas de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul busca atualizar o debate sobre a inserção comercial internacional destes países, além de ajudar a compreender as bases para o lançamento de uma plataforma comum aos BRICS no campo econômico-comercial. Ademais, o livro reflete o resultado exitoso de um projeto de pesquisa que traz à sociedade um esforço coletivo de reflexão sobre os desafios da inserção internacional do Brasil em um mundo em transformação.

por Marcelo C. Neri, presidente do IPEA

Organização: Vera Thorstensen e Ivan Tiago Machado Oliveira

Editora: Ipea
Ano: 2013
Páginas: 470 


Clique aqui e faça o download grátis!

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...