Ticker

6/recent/ticker-posts

Norilsk: o pior lugar do mundo para se viver


Você já se imaginou morando no pior lugar do mundo? Pois é, segundo o periódico espanhol El Confidencial, essa cidade se chama Norilsk e fica na Rússia, lá pelas bandas setentrionais da Sibéria. 

Maior núcleo urbano siberiano, foi fundada em 1920, como krai russo de Krasnoyarsk, tendo no período soviético a função de mineradora e Gulag (campo de trabalho forçado). Trata-se de uma cidade de médio porte, tendo, segundo o periódico, cerca de 230.000 habitantes, comparada, por exemplo, à população de algumas cidades brasileiras, como Ipatinga (MG), Marília (SP) e Palmas (TO).

Em relação ao clima, Norilsk, que fica localizada já no Círculo Polar Ártico, tendo um inverno "infernal", podendo chegar a 50 graus abaixo de zero. Algo curioso é que por lá as noites são "eternas": têm 45 dias no ano em que paira uma escuridão intermitente. Em outros 45 dias do ano é a vez do sol não se por.


Inverno em Norilsk. Foto de Angel Martínez.

Movido pela curiosidade, fui ver o que mais poderia encontrar sobre Norilsk e descobri algumas outras cidades no top list das 10 cidades mais poluídas do mundo, segundo levantamento do blog O, pish posh!. As fábricas fumegantes que a rodeiam por todos os lados criam um manto perene de emissões tóxicas. A neve por ali não tem nenhuma brancura romântica, seu tom é amarelado ou negrume por causa da contaminação, que se junta ao ar com odor característico e impregnado. Isso faz com que Norilsk apareça nesta lista como a sétima mais poluída, na frente de Chernobyl, na Ucrania, a oitava colocada. A primeiríssima é Linfen na China. 

Claro que para dizer que Norilsk é o pior lugar para se viver o site El Confidencial considerou outros aspectos locais. Por exemplo, é o lugar com maior índice de recém nascidos com deformidades, na frente de Hiroshima, no Japão. A expectativa de vida é de apenas 46 anos, motivada pelas condições extremas. Num raio de 48 km, todas as árvores da cidade estão mortas.


A poluição em Norilsk. Foto de Angel Martínez.

Além de tudo isso, obscuro na história de Norilsk não é apenas a neve que cobre a cidade, mas também seu passado. Na década de 1930 foi usada como um dos campos de concentração stalinistas. Por esse motivo, "En el museo local se puede ver una exposición dedicada tanto a quienes murieron en el gulag como a los supervivientes"*

No primeiro cemitério da cidade, instalado na montanha Rudnaia, existe um complexo comemorativo em honra das numerosas vítimas do terror de Josef Stálin.


Jazido de vítima do Gulag russo. Imagem do site BBC

Bom, depois dessa apresentação, alguém aí se aventura a morar por lá?


Dica de livro:


Volume I
de Georges Duby, Philippe Aries (org.)
de R$ 26,91 por R$ 24,22!
 Clique aqui para comprar!

* Foto do topo: Vista da cidade de Norilsk. Foto de Angel Martínez.

**La peor ciudad del mundo para vivir. El Confidencial. 10/04/2013.


*** Originalmente postado em 14/abr/2013.

Fontes:

Página da ANPUH no Facebook:

http://www.facebook.com/ANPUH?fref=ts

10 Most Polluted Cities In The World In 2013:

La peor ciudad del mundo para vivir:

http://www.elconfidencial.com/mundo/2013/04/10/la-peor-ciudad-del-mundo-para-vivir-118597/

Compartilhar:

Postar um comentário

21 Comentários

  1. Quando li o título, pensei, duvido q é pior do q as cidades do sertão do nordeste brasileiro. Mas, depois de ler o texto,sem dúvidas, É TENEBROSA, DEUS ME LIVRE!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Vera, é uma soma de fatores que levam a essa conclusão...

    Sobre o Nordeste, discordo: não acho que seja um lugar ruim pra se viver, pelo menos para quem gosta de calor. O que acontece é o descaso e falta de preocupação das autoridades nacionais com as questões mais fundamentais do povo nordestino.

    ResponderExcluir
  3. Não acho que seja o pior lugar do mundo para viver. Tem uma muito conhecida no Brasil que pra mim é a pior do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefiro não dizer, só posso afirmar, com absoluta certeza, que Norilsk não é. A pior do mundo para se viver está no Brasil, isso é FATO.

      Excluir
    2. Pois então não podemos comparar. Para chegar a essa conclusão da postagem houveram estudos, dos quais reproduzi, que juntam diversos aspectos, não apenas alguns isolados, como violência ou fome.

      Excluir
    3. Pois é, da Rússia eu entendo bem, há mais de 30 anos estudo esse país e posso lhe afirmar que Norilsk não é a pior lugar do mundo para se viver.

      Excluir
    4. Interessante. Seria legal se se revelasse, contasse mais pra gente

      Excluir
    5. Olha, se você me perguntasse: Norilsk ou Rio de Janeiro, com a mais absoluta certeza eu falaria Norilsk. Por acaso você já falou para seus alunos que S.Petersburgo é a melhor cidade do mundo para se viver (pesquisa minha)? Prefiro até continuar com Leningrado ou Petrogrado (nomes anteriores), é mais interessante. Fale uma cidade do seu Brasil interessante para se viver? onde tenha disciplina, segurança, saúde de qualidade, educação de primeira, etc...)? por gentileza.

      Excluir
    6. Desculpa cara, mas acho que fica improdutivo um diálogo anônimo.

      Além do mais, precisamos pensar mais em como resolver os problemas do Brasil e menos em como desmoralizar o país.

      Excluir
    7. eu não desmoralizei seu país, por isso que acho que vc deveria ter mais se preocupado com ele que com o quintal do vizinho. Os amigos de Norilsk agradecem.

      Excluir
    8. Em nenhum momento quis denegrir a imagem das pessoas de Norilsk, apenas mostrar informações sobre as condições em que vivem na cidade.

      Por isso, não acho que isso seja se preocupar com o "quintal do vizinho". Se bem que pensar globalmente, embora não seja uma obrigação, pode salutarmente ser uma preocupação de todos, inclusive dos que moram em Norilsk, seja historiador ou qualquer outro cientísta.

      Excluir
  4. O que você acha de Magadan?

    ResponderExcluir
  5. La em norilsk nao e pior arruma um patrocinio e vai pra la aposto que vc consegue o que e pra ruim vc acha facil e dificil uma pessoa nao te da

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK Alam, questão de ponto de vista... mas entendo o que você quer dizer

      Excluir
  6. La em norilsk nao e pior arruma um patrocinio e vai pra la aposto que vc consegue o que e pra ruim vc acha facil e dificil uma pessoa nao te da

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...