Ticker

6/recent/ticker-posts

Histórias do Brasil - episódio 3: Guerra pelo açúcar



Se no episódio anterior falou-se da passagem do trabalho escravo indígena para o negro no Brasil, a tônica deste episódio é a guerra em torno do açúcar do Nordeste. Uma guerra que envolve Portugal/Espanha de um lado e Holanda de outro, com direito à vingança e dividendos.

O historiador português Jorge Couto nos fala a respeito das consequências da União Ibérica, que teria transformado os holandeses, de aliados diretos de Portugal, em seus inimigos. Inimigos que, após tentar sem sucesso invadir a Bahia, tomam Pernambuco e instalam sua sede de governo em Recife. Pernambuco, que como nos conta Evaldo Cabral de Mello, "era o principal centro de produção açucareira" da colônia Brasil.

Fala-se ainda das negociações entre os holandeses e os moradores da colônia, dos conflitos entre eles, das formas de resistência ou colaboração, de Calabar, de Maurício de Nassau, além dos contatos entre culturas diversas (protestantes, católicos, judeus, portugueses, holandeses, etc.).

Em relação a reconstituição ficcional, trata ela de contatos entre os povos de diferentes línguas e suas alianças, centradas na questão do "saber fazer" dominado pelos portugueses quando o assunto é a produção de açúcar de qualidade superior. 

Termina com uma explicação de Cabral de Mello a respeito da reconquista paulatina de Pernambuco, com uso pioneiro, embora não com esse nome ainda naquela época, de formas características dos combates de guerrilha. A conclusão se dá em 1654, com a expulsão definitiva dos holandeses do Nordeste brasileiro.

Os participantes dessa vez são Evaldo Cabral de Mello, Ronaldo Vainfas, Mary Del Priore e Jorge Couto. 

Assistam!

Se estiver recebendo a mensagem pelo e-mail, clique aqui para assistir

Dica de livro:

A Civilização do Açúcar
Vera Lúcia Amaral Ferlini 
Clique aqui! 

Lista dos episódios:

1 - Antes do Brasil, Cabo Frio
2 - Colonização
3 - Guerra pelo açúcar
4 - Entradas e Bandeiras
5 - Ouro e Cobiça 
6 - Leituras Perigosas
7 - O Sangrador e o Doutor
8 - Vida e morte no Paraguai
9 - Propaganda e Repressão
10 - O Sonho de Juscelino

* Originalmente postado em 27/jul/13.

Compartilhe:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...