Ticker

6/recent/ticker-posts

Livro "Desenvolvimento e dependência" - cátedra Ruy Mauro Marini (2013) - grátis!


Segue mais uma publicação do IPEA. Vale a pena a leitura desta obra organizada por Niemeyer Almeida Filho, ainda mais nesses momentos de manifestações populares e respostas do governo, a fim de refletirmos com mais calma e menos impulsivamente.


APRESENTAÇÃO

As profundas transformações ocorridas na década de 2000 no Brasil reacenderam o debate sobre os rumos do desenvolvimento, impulsionado pelo ciclo de crescimento econômico que se associou a características predominantemente inclusivas na distribuição pessoal da renda e na redução do contingente de pobres. Esta dinâmica provocou novos desafios à sociedade, cujas perguntas fundamentais estão sendo formuladas por distintas escolas de pensamento preocupadas com o desenvolvimento nacional.

Nessa pluralidade de abordagens teóricas e metodológicas, o objetivo do Ipea, como instituição de Estado ligada à Presidência da República, é incentivar a diversidade das interpretações para que os caminhos a serem seguidos levem em conta o maior número e a melhor qualidade de informações possíveis. Por isso, o resgate de pensadores do desenvolvimento nacional, respeitadas as diversas correntes metodológicas e ideológicas que compuseram este debate, ganhou no Ipea um programa especial, chamado Cátedras para o Desenvolvimento, feito em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Este livro é resultado direto da cátedra Ruy Mauro Marini e representa uma atualização do debate sobre o desenvolvimento dependente, vertente teórica do marxismo a que se filiou este importante pensador brasileiro, e na qual fez contribuições decisivas para o pensamento crítico nas décadas de 1960 e 1970. As questões de Marini e de todos os outros patronos do desenvolvimento brasileiro representam o ponto de partida do desafio contemporâneo de pensar e propor o novo Brasil que se desenha no horizonte histórico. Devemos estar à altura da complexidade que os problemas e contradições do desenvolvimento nacional colocam para a construção efetiva de uma sociedade de bem-estar.

Esperamos que o livro possa contribuir para esta difícil e multidisciplinar tarefa.

Boa leitura.

Marcelo Côrtes Neri
Presidente do Ipea

Clique aqui e baixe o livro de graça!

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...