Ticker

6/recent/ticker-posts

Histórias do Brasil - episódio 7: O Sangrador e o Doutor


Barbeiro aplicando ventosas (Debret, J. B.)

Sangrador pode significar algumas coisas bem diferentes, como por exemplo, "o lugar do pescoço junto ao peito dos animais, onde é dado o golpe para matá-lo" ou mesmo simplesmente "boeiro/lugar por onde se escorrem os dejetos". Mas neste caso, a acepção é outra: é mais como alguém que, nas limitadas possibilidades do Brasil no século XIX, oferecia alternativas para a medicina, como sangrar veias e "deitar bichas". Era uma figura muito importante na época. Daí sua relação com o outro componente do título deste episódio, o doutor. 

Mais uma vez, a visão se volta para o grande tema da escravidão, com inúmeros negros a circular pelas ruas do Rio de Janeiro do século XIX, dos quais muitos deles escravos de ganho, dentre os quais alguns ganhavam a alforria. Era um mundo de sarjamentos, curandeiros, sangradouros, mesinhas, calunduzeiros e tiradentes; com um importante papel da religião.
Entre preconceitos e suspeitas, sobrava aos forros as cooperativas de jornaleiros e as Irmandades. Nisso se insere, Benedito, o personagem da vez. Um forro, barbeiro-sangrador, que passa por uma devassa promovida pelas autoridades, que desconfiam de suas qualidades e capacidade de ganho, movidos por uma denuncia de feitiçaria.

Dos comentaristas, temos mais uma vez Alberto da Costa e Silva e Mary Del Priore, e as estreantes Gabriela dos Reis Sampaio, Lilia Moritz Schwarcz e Tânia Pimenta.




Compartilhar:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...