Ticker

6/recent/ticker-posts

As pessoas que sobrevivem do lixo no Brasil!

Wilson Dias/Agência Brasil

Em matéria para a revista Desafios do Desenvolvimento, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Carla Lisboa nos conta sobre uma pesquisa feita em 2013, pelo Instituto que trata das pessoas que sobrevivem do lixo no Brasil, numa "das mais insalubres e indignas atividades econômicas humanas"

A fim de dar uma solução à situação dos catadores e também aos lixões a céu aberto, com a ampliação do alcance da coleta seletiva, por exemplo, o Ipea procurou saber a respeito desses trabalhadores e entender um pouco mais sobre o ambiente em que eles trabalham. 

A verdadeira encruzilhada em seu caso, por exemplo, está em como promover a inclusão social dos catadores. Quantos são eles? Onde estão e como vivem? Do que afinal precisam? Para tentar encontrar respostas a essas e outras questões, foi que o Instituto fechou parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República e com a Secretaria de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado, publicado sob o título de Diagnóstico sobre Catadores de Resíduos Sólidos, apresenta uma radiografia que guarda uma série de novidades, algumas surpreendentes. 

Estudo inédito do Ipea, ele revela, entre outras coisas, que são 400 mil os catadores de resíduos no Brasil. Eles têm baixa escolaridade e a maioria é formada por homens, negros e jovens. A surpresa é que 58% contribuem para a Previdência, metade usufrui de esgoto em casa, quase um quinto tem computador e somente 4,5% estão abaixo da linha da miséria.

Leia a matéria completa, clique aqui!

 livro o Lavrador E O Sapateiro

Lavrador E O Sapateiro:
Memória, Tradição Oral E Literatura
de Rodrigo Trespach
de R$ 25,00 por R$ 21,25!

 Clique aqui para comprar!

* Postado originalmente em 23/out/2013.

Compartilhar:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...