Ticker

6/recent/ticker-posts

Biografias não autorizadas




Aproveitando as últimas decisões em relação ao caso, especialmente à respeito do livro de Roberto Carlos que havia sido proibido de circular, voltemos ao debate sobre biografias não autorizadas. 

O que você faria se alguém invadisse seus arquivos pessoais - documentos, vídeos e fotos - e escrevesse uma biografia contando "verdades" a seu respeito? Pois é isso que vem preocupando ultimamente, colocando questões como "censura", "direito de imagem", "liberdade de expressão" e "ética".



Dica de livro:

 livro brasil uma biografia promocao

de Lilia M. Schwarcz & Heloisa Starling
de R$ 59,90 por R$ 34,90!

* Originalmente postado em 30/nov/2013.

Compartilhe:

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá, José Antonio!

    Para começo de papo, o que rola por aí na mídia não é sobre alguém invadir os arquivos de um anônimo e publicar uma história sobre isso, pois isso sim é crime (invasão de privacidade)... Mas se trata de relatar fatos da vida pública de gente conhecida da maioria, através de entrevistas de quem conhece tais pessoas, declarações destas e etc., enfim, sou a favor das biografias que contem a história dos vários agentes a serviço da cultura e de outras áreas que fazem parte do cotidiano de cada um de nós. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Concordo em parte com você Daniella... vemos também gente defendendo liberdade irrestrita para publicar o que bem entendem sobre personalidades, da música especialmente, com fins ao meu ver puramente comerciais...

    Concordo que, quando se fala em afetação à coletividade e participação política, deve sim haver liberdade de debate. Como deve ter reparado no vídeo não digo que não deve ter liberdade, apenas que temos que medir isso e ver até onde convêm ao coletivo e não agride o individual.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...