Ticker

6/recent/ticker-posts

Circo: o show tem que continuar



O circo vem lutando para sobreviver, tentando resistir a desatenção que vem sendo causada pela perda de espaço para a TV e ultimamente sobretudo para a internet e mídias relacionadas. Coisas que se via em circos e cinemas, hoje se vê a qualquer hora na internet - em sites de - vídeo, com o Youtube.

Por isso, muitos donos de circo vem percebendo a necessidade de se reinventar para sobreviver. Vem criando novas, ou quase novas, atrações, ou mesmo investindo mais ativamente em outras: como as peças de teatro, por exemplo. 

O certo é que essa forma de arte tão antiga e simbólica, vem buscando criar novos universos, novas atrações, novos (ou quase isso) personagens. Circos que não fazem isso estão desaparecendo, afinal, com a proibição da exibição de animais no Brasil, parte do atrativo que existia já não existe mais.

Um exemplo que me alegrou muito de ver nos últimos dias foi o do Circo Irmãos Urbanski, que circula pelo sul do país há alguns anos. Eu tinha esquecido como era bom ir ao circo e até me questionava sobre a validade dele hoje em dia. Daí, com meus alunos, fui ver o espetáculo Pixirica na casa do fantasma. Fazia tempo que não ria tanto. Foi um verdadeiro show, que valeu muito a pena ter assistido (aliás, vi o mesmo duas vezes naquele dia e ri muito nas duas).

Ontem (sexta, 13/12/13) fomos, a patroa e eu, mais uma vez: agora para ver o espetáculo era Pixirica, o domador de leões. O público foi reduzido, mas a apresentação foi grandiosa. Quem não foi perdeu uma apresentação digna e com preço muito acessível. Mais uma vez comi algodão doce, tomei guaraná e "ri litros" como se diz na gíria atual!

Neste fim de semana o show continua, com outros espetáculos hoje e amanhã. Programe-se, vá prestigiar essa arte tão bela. 

Aliás, obrigado Pixirica e cia por nos fazer rir! E, como diz a música, "o show tem que continuar".



Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá José...
    Há aqui uma noticia que acho que pode te interessar:
    "MinC e Funarte lançam Prêmio de Estímulo ao Circo"
    A edição de 2013 do Prêmio Carequinha ultrapassa em investimentos a do ano de 2012. Serão destinados à atividade circense 10 milhões de reais. O número de prêmios também aumentou. Serão contemplados 200 projetos, 41 a mais que o ano anterior.
    Os prêmios serão distribuídos em seis categorias: Circos de Lona; Números; Espetáculos; Formação; Residência Artística e Pesquisa.
    Os interessados terão o prazo de 45 dias, após a publicação do edital no Diário Oficial da União, para se inscreverem.
    Acompanhe o site da Funarte onde o edital também será publicado.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante Eliana, conversei a respeito disso com o pessoal do Circo dos Irmãos Urbanski, creio que eles esteja por dentro disso

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...