Ticker

6/recent/ticker-posts

RAUL 73 ANOS: ENTREVISTA DO BLOG COM SEU AMIGO PESSOAL SYLVIO PASSOS!




Raul Seixas faz aniversário esse mês, por isso quero compartilhar com vocês uma entrevista concedida ao blog por Sylvio Passos, um cara muito bacana que foi amigo pessoal de Raul Seixas, seu ídolo, de quem vem mantendo viva a memória através de seu Raul Rock Club, o mais importante fã clube do cantor!


ENTREVISTA

Sylvio, estou muito honrado com essa entrevista e por isso quero agradecer muito a atenção que tem dispensado a mim e ao blog identidade85.com! Gostaria de fazer algumas perguntas, a princípio gerais, mas algumas outras que saem um pouco daquele roteiro de sempre. 

Raul sempre foi uma inspiração para mim – como disse a você, quando escrevia minha dissertação de Mestrado ele esteve muito presente... Mas, o assunto não sou eu, então vamos falar de RAUL SEIXAS!

1.    A princípio, gostaria que falasse um pouco da sua relação com Raulzito, como ela começou, onde e quando?

Resp: Nos conhecemos pessoalmente em 1981, fui na casa dele para mostrar o trabalho que vinha fazendo junto ao Raul Rock Club. Daquele dia em diante não nos desgrudamos mais. Nascia ali uma amizade que duraria até o fatídico 21 de agosto de 1989.

2.    Como explicaria a sempre forte presença de Raul, depois de todos esses anos, no cenário musical brasileiro?

Resp: Raul foi um artista completo, atuou em todos os setores da música brasileira e suas idéias atemporais justificam sua forte presença ainda hoje no cenário musical brasileiro.

3.    Gostaria de pedir a você que avaliasse, mesmo que brevemente, por favor, a importância do Raul para a sociedade brasileira e a crítica social, especialmente com as novas manifestações que vêm ocorrendo desde o ano passado, sobretudo agora com a Copa do Mundo em nosso país. Isso é possível?

Resp: Raul sempre olhou pro mundo e pras coisas do mundo com um olhar filosófico e tendo também como base a psicologia, a partir daí ficava muito mais fácil pra ele tecer qualquer crítica e/ou observações muito bem embasadas. 

4.    Bom, aproveitando que estamos lembrando o aniversário de 69 anos do Maluco Beleza no dia 28 de junho, outra coisa que quero que nos diga é a respeito do disco Krig-ha, Bandolo!, o primeiro disco solo de Raul Seixas. Ele também tá fazendo aniversário, completando suas quatro décadas. O que poderia dizer sobre a importância do mesmo?

Resp: Krig, Ha-Bandolo! está entre os discos mais importantes da Música Popular Brasileira. A importância é singular, tanto pelo texto como pela aceitação imediata, tanto da crítica como do público. Várias músicas do disco tocavam nas rádios e programas de TV na época de seu lançamento. Em resumo, o disco cabe muito bem como uma trilha sonora daqueles tempos de Ditadura Militar.

5.    Por último, estou sabendo de uns conteúdos que você vai lançar, que são inéditos: um box que resgata os álbuns de Raul Seixas lançados pela Gravado Eldorado entre 1983 e 1994 e os dois álbuns inéditos produzidos por você à partir de fitas K7 de seu acervo pessoal, apresentando registros ao vivo de Raulzito em 1974, no Cine Teatro Patrocínio, em Patrocínio/MG e o show de 1981 no II Festivas de Águas Claras (Iacanga) que também serão lançados em vinil. Esse material inédito de Raul, sobretudo, tem deixado muita gente curiosa. Quando será o lançamento?

Resp: O lançamento do Box com os CDs + DVD Brinde está previsto para 21 de agosto. Já as versões em LPs serão lançadas depois a cada 3 ou 4 meses.


Foto clássica dos dois

Sylvio vem trabalhando há dias em eventos em homenagem aos 69 anos de Raul, estando portanto bem ocupado, mas assim mesmo, nos concedeu esse bate-papo e também pelo Facebook nos brindou com mais uma sobre Raul:

Em agosto de 1989, alguns dias antes de Raul falecer, fui visita-lo em seu apartamento, como era de costume. Raul estava assistindo uma velha fita de Elvis. Ficamos ali no apartamento dele por horas assistindo Elvis em preto e branco requebrando na tela da TV. Durante todo aquele tempo, não trocamos uma única palavra. Silêncio. Não aquele silêncio constrangedor. Era aquele silêncio de cumplicidade.


Já quase no final da fita, olhei para o meu relógio e disse: Raul, tenho que ir. Quando eu estava saindo, já no corredor em direção ao elevador, Raul olhou por entre a fresta da porta e falou: "Sylvícola, essa foi a conversa mais importante que tivemos em toda nossa vida."


Eis a fita que viam na ocasião 
(foto de Sylvio Passos)

Dica de livro:

O Baú do Raul
de  Raul Seixas
 Clique aqui!

Sylvio Passos tem também uma banda, a Putos BRothers Band, acessem o site e conheçam!



putosbrothersband.wordpress.com


* Originalmente postado em 29/jun/2014.

Compartilhar:

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Parabéns Silvio! Tu tens todo o meu carinho e gratidão também por levar adiante a visão filosófica de Raulzito. Abraço forte e sucesso pra ti!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...