Ticker

6/recent/ticker-posts

Como Montesquieu já dizia - por Tarcísio Safanelli Jr.



Sabe aqueles dias em que você, especialmente se for professor, sente como se a coisa estivesse tão desesperadora que não vê solução para a educação? Pois é, nesses dias ainda vejo esperanças, quando leio um texto desses, feito por um aluno de 3º do Ensino Médio, da rede pública. Vale a pena ler!

por Tarcísio Safanelli Jr.*

Hoje em dia, todos querem ter poder, querem ter autoridade, e diz o ditado "queres conhecer uma pessoa, então dê poder a ela". Isto é uma grande verdade, que se cumpre desde os tempos antigos, dos impérios, guerras, até os dias de hoje.

Por que esse "poder" tem tanta influência no caráter das pessoas? As pessoas crescem pensando em ter dinheiro (poder), por exemplo, elas vivem pensando que se tem dinheiro tem poder, para comprar (fazer) o que quiserem. 

Por que quando um vereador honesto e que sempre cumpriu com seus ideais e a ética da sociedade, quando é eleito a prefeito, deputado, às vezes cai com sua palavra, começa a roubar (pratica corrupção)? Por que à medida em que tem mais poder a pessoa vai se perdendo?

Conforme diz a frase de Montesquieu, todos os homens com poder são tentados a abusar, porque quanto mais poder mais difícil de controlar. Grande exemplo disso é a política: os políticos, às vezes, com tanto dinheiro passando por eles, perdem a cabeça e a ética, começam a querer esse dinheiro pra eles. Isso é uma grande influência de poder. Ele pode destruir uma pessoa. 

Quem tem poder, tem que ter sabedoria para administrá-lo, para que ele não suba à cabeça. Quantos comentários nós ouvimos assim: 

- Mas essa pessoa não era assim quando andava de bicicleta. Agora, de carro zero, não olha na cara. 

Isso é um exemplo do dia-a-dia. A pessoa compra um carro e já transforma o seu caráter; não cumprimenta mais os vizinhos e etc., porque acha que está em um nível elevado, diferenciado; porque acha que tem esse poder. 

O poder influencia o modo da pessoa ser e falar. Temos que ter muito cuidado com o "poder", manter nosso caráter e índole, administrar com sabedoria o poder que temos. Se todos fizessem isso, a sociedade seria melhor.



* Tarcísio é aluno do 3º Ano do Ensino Médio da EEB Alfredo Zimmermann de Guaramirim, SC.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Valeu professor, realmente nos dias em que vivemos temos que aprender a controlar esse "poder", para que ninguém perca seu caráter.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...