10 Sites Para Fazer CURSOS ONLINE GRÁTIS! ~ Identidade 85 ::

quarta-feira, dezembro 11, 2019

10 Sites Para Fazer CURSOS ONLINE GRÁTIS!




Hoje é cada vez mais comum vermos cursos à distância sendo disponibilizados, sejam eles superiores, técnicos ou de extensão. Por isso, fizemos uma seleção de 10 sites nessa postagem e esperamos que sejam úteis.

Existem centenas de sites no mundo que oferecem serviços de qualidade, completamente de graça ou com um custo sobre algum serviço específico (envio de certificados, por exemplo). Os cursos são voltados para os mais diversos campos do saber: das ciências físicas às humanidades, passado por cursos de uso práticos nas áreas de tecnologia, seguindo até cursos "exóticos", nas mais diversas línguas. 

Alguns deles avisam quando um curso vai começar, mostram seu desempenho, contam com sistemas de chats e outras formas de interação entre os cursistas. Em diversos deles os cursos são ministrados por professores de universidades famosas, o que se torna um atrativo e tanto.

 ofertas amazon

A seguir uma lista, que não pretende dar conta de todos os sites do tipo, mas que podem ser muito úteis!

Um primeiro site interessantíssimo de cursos é o Coursera (coursera.org). Ele conta com uma lista gigante de cursos para todos os gostos, nos mais variados idiomas (sendo predominantes os cursos em inglês), com opções em português. O cadastro é rápido e fácil, sendo fácil também fazer e acompanhar o desempenho ao longo dos dias em que as aulas são disponibilizadas. Não dá pra especificar os cursos, pois são muito variados e novos cursos surgem constantemente.

Outro que vai nessa mesma linha é o Future Learn (www.futurelearn.com). Ele segue os mesmos moldes do Coursera, se bem que comparativamente com um pouco menos de cursos. Basta se cadastrar para fazer os cursos, que se não tiverem começado, você recebe um aviso no seu e-mail. O inconveniente aqui, para alguns, é que os cursos são em inglês.

No Brasil, temos diversas opções, com graus variados de conteúdo. Um site interessante é o IPED (iped.com.br). O cadastro é fácil e rápido, mas há uma cota de cursos grátis e os certificados tem um custo de emissão. Mas, no geral, é uma opção especialmente para quem precisa de curso técnico/profissionalizante, havendo cursos de idiomas também.

Ainda no Brasil, outra opção é o Eduk.me, se bem que com uma lista mais reduzida de cursos. Ele é mais voltado para quem quer aprender a trabalhar com informática, especialmente a internet. 

 ofertas amazon


A LearnCafe é outra dessas plataformas que oferece uma diversidade grande de cursos nas mais diferentes áreas. Há conteúdos grátis e mesmo os pagos têm preços acessíveis. Exemplos de cursos grátis são Educação e tecnologiaUma história sobre o Racismo.


Ainda na área de TI, há o site do projeto Brasil Mais TI (www.brasilmaisti.com.br). Nele, além dos cursos, é possível ter acesso à algumas ferramentas e serviços da área, como divulgação de currículo e uma lista de vagas de emprego, por exemplo.

O site conjunto SESI/SENAI (www.neadsenaies.com.br) também oferece cursos online gratuitos. As opções não são muitas comparadas com os primeiros da lista acima, mas para quem tá começando, especialmente, e precisa de qualificação profissional, são valiosíssimos. 

Um outro site de cursos brasileiro, é o Veduca. Os conteúdos são múltiplos, em boa medida com cursos voltados para o setor administrativo e de negócios. Mas, parte deles pode ser aproveitada por quem é da área de Humanas também. Boa parte dos conteúdos são pagos, mas existem diversos gratuitos, permanentes e esporádicos. Inclui nesse grupo um Diagnóstico de competências profissionais, que serve para ver como andam as suas habilidades para a resolução de problemas, uma das principais competências buscadas nos profissionais da atualidade, inclusive para gestores educacionais.

Acho que todo mundo já ouviu falar da FGV. Agora o site dessa instituição tem espaço EAD e disponibiliza parte de seus cursos de forma gratuita. Os temas dos cursos também são diversos, mas com frequência aparecem cursos de Educação e Humanidades. Na área de Humanidades atualmente destacaríamos o curso Relações Étnicos-Raciais no Brasil: período colonialÉ interessante salvar nos favoritos e volta e meia dar uma olhada nos cursos novos.

De uma instituição privada, a Fundação Bradesco também oferece cursos online em sua escola virtual. Eles se dividem nas seguintes categorias: Administração, Contabilidade e Finanças, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação Básica e Pedagogia e Informática. Os cursos são renovados de forma periódica, por isso é interessante sempre acessar o site pra se inteirar. 

Bom, é isso. Aos poucos vou acreditando mais em um certo tipo de Ensino à distância (EAD), se bem que ainda cisme com algumas situações em especial. De qualquer forma, é fantástico esse mundo da educação e hoje em dia só não estuda quem não quer. 


Assista nosso vídeo sobre Direitos Humanos!

Se estiver recebendo a mensagem pelo e-mail, clique aqui para assistir

Gostou? Compartilhe através das ferramentas abaixo!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Humanos

Digite e tecle Enter para buscar!