Ticker

6/recent/ticker-posts

Entre a favela e a mansão, o que que há? - por Tarcísio Safanelli Jr. e Eduardo Andretta



Tarcísio Safanelli Jr. e Eduardo L. Andretta*

Vivemos num sistema onde as pessoas agem por dinheiro, porque sem ele elas não conseguem viver "felizes". Vivem para movimentar um sistema onde só quem tem o poder cresce. 

Tudo em nossa vida gira em torno do dinheiro. Pagamos tantos impostos - aliás, o Brasil é um países que mais impostos no mundo e todo esse dinheiro não é revertido para a população. Ao contrário, quem está no poder reverte esse dinheiro para uso próprio. A falta de ética chega a ser deplorável em nosso governo. E muitas vezes a população fecha os olhos para essa situação.

 Existem pessoas, aliás, milhões delas, que em nosso país não tem qualificação profissional; não tiveram oportunidades de crescer. O sistema as engoliu. Os governos as largam nas ruas, terrenos baldios, favelas... 

Os governos precisam criar programas que atendam as pessoas que são excluídas desse "sistema", que precisam de oportunidades de ter uma vida digna. Não vivemos mais numa época onde o governante faz uso da força para governar ou que todos os dias digam ser necessárias repressões. 

Não precisamos mais disso. Hoje temos democracia; basta a população abrir a boca e chamar por mudanças. Quem faz o país somos nós, quem escolhe os governantes somos nós também. Temos que melhorar, pensar antes de escolher, colocar pessoas no poder que lutem pela população, que lutem por saúde, educação de nível excelente no país, por infraestrutura nas cidades, por qualificação profissional da população.

Precisamos mudar o sistema. A população precisa mostrar a sua força e abrir a boca, clamar por mudanças, fazer algo diferente! Aí sim poderemos dizer: "Brasil, um país rico, sem pobreza". Aí poderemos dizer que somos uma nação desenvolvida. 

Precisamos pensar em nós.



* Os dois são alunos do 3º Ano do Ensino Médio da EEB Alfredo Zimmermann, de Guaramirim, SC.

** Imagem no topo: maquete resultado do trabalho artístico de Santiago Ribeiro. Mais obras desse artista podem ser vistas no seu blog Casa do Imaginario.

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...