Ticker

6/recent/ticker-posts

"The endless river", o adeus de Pink Floyd




Pink Floyd, a banda que faz sucesso desde 1965 e já vendeu mais de 250 milhões de discos anunciou que vai parar após lançar seu último álbum, "The endless river", em novembro!

O novo e último álbum da banda inglesa Pink Floyd sairá em 10 de novembro. É o primeira a ser gravado depois de duas décadas e será o marco final, como declarou David Gilmor ao site da BBC: "É triste, mas é o fim"*. O motivo: envelhecimento e falta de projetos. Para se ter uma ideia, o tecladista e membro fundador do grupo Richard Wight, que escreveu, ou coescreveu 12 das 18 canções do novo CD, faleceu em 2008. 

No mais, era para ser um trabalho completamente instrumental, que acabou ganhando voz em algumas músicas ao longo de sua produção. É o que disse Durga McBroom-Hudson, cantor que esteve em turnê com a banda nos anos 80 e 90: "Originalmente era para ser completamente instrumental, mas eu entrei em dezembro e cantei em algumas músicas. David então acrescentou aos meus backing vocals e tem feito a primeira voz em pelo menos uma delas"**. 

Roger Waters, ex-líder do grupo não participa desse álbum. Sua última contribuição para a banda foi em 1983, no álbum The Final Cut.

Entre as curiosidades do álbum está a participação do famoso físico Stephen Hawking. Sua voz aparece na música "Talkin' Hawkin". Não é a primeira vez que ele toma parte nos trabalhos da banda: "Hawking pode ser ouvido narrando "Keep Talkin'", uma música de The Division Bell"***. De qualquer forma ‘Talkin' Hawkin’ não pode ser pensada como uma sequência da música de 1994. 

Ainda que The endless river simbolize uma espécie de "retorno", o fato é que a banda está chegando ao fim e  não há previsão de turnê para divulgação do trabalho. De qualquer forma, deixará uma marca inquestionável na música da segunda metade do século XX, onde em seus 49 anos de estrada coleciona hits, tais como: "Comfortably Numb", "Wish You Were Here", "Time", "Shine on You Crazy Diamond" e "Another Brick in the Wall" (ambas as partes da mesma).



Veja o trailer do álbum


Fontes usadas nesta postagem:

* Pink Floyd - The endless river (official website)


Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...