Ticker

6/recent/ticker-posts

Discos, Filmes, Documentários Para Conhecer ELVIS PRESLEY




O caminho para conhecer a obra de Elvis Presley é bastante longo, mas podemos dar algumas dicas. São 3 seleções (discos, filmes, documentários) onde vocês podem começar a entender como ele se tornou mito! 

Essas dicas se destinam sobretudo aos "novatos" do mundo de Elvis, mas os que já são "iniciados" há mais tempo podem comentá-las, acrescentar outras dicas e assim ajudar àqueles que estão tentando se encontrar e ainda não sabem como.

5 discos para conhecer Elvis

Como já dissemos na outra postagem, a discografia de Elvis é bem extensa, sobretudo se considerarmos as coletâneas. Deles selecionamos 5 álbuns, dos quais todos, com exceção apenas do Elvis At Sun, foram lançados na época em vinil e tiveram posteriormente suas versões em CD, podendo também atualmente ser ouvidos em plataformas digitais.

Elvis At Sun

Uma coletânea das primeiras músicas gravadas por ele, quando ainda estava na Sun Records. 


O primeiro LP, lançado pela RCA Victor, com os primeiros clássicos, da fase rock'n'roll.


O primeiro da série de 5 coletâneas oficiais, que juntavam os maiores hits de Elvis em determinado período, nesse caso os três primeiros anos da carreira.


Considerado um dos melhores álbuns de Elvis, esse disco trás músicas gravadas no momento em que ele abandonava Hollywood, que não o satisfazia mais. Coincide com a volta realizada através do especial de TV da NBC, conhecido como Comeback!


trilha sonora do documentário que mostrou Elvis nos ensaios e palcos de Las Vegas. Ele traz músicas de estúdio, mesclado com gravações ao vivo.


6 filmes para conhecer Elvis

Os filmes foram transmitidos em cinemas, povoaram locadoras de fitas cassetes e receberam suas versões em DVD. Mais recentemente começaram a aparecer em plataformas de streaming, embora uma das maiores delas, a Netflix, ainda não tenha lamentavelmente nenhum de seus filmes! Elvis gravou 31 filmes ao longo de sua carreira, dos quais tomamos os 6 abaixo que achamos os mais significativos.

Love Me Tender (Ama-Me Com Ternura) (1956)
O primeiro filme de uma lista de 32! Um marco em sua vida como artista que queria conquistar Hollywood.

Love Me Tender

Loving You (A mulher que eu amo) (1957)
Outro dos filmes de Elvis dos anos 1950, esse é tem um enredo muito interessante e uma trilha sonora idem!

filme A mulher que eu amo

Jailhouse Rock (O Prisioneiro Do Rock) (1957)
Sem dúvida um dos filmes mais icônicos de Elvis, com uma das cenas mais reproduzidas de sua carreira, feita em uma cela de prisão!

O Prisioneiro Do Rock

King Creole (Balada Sangrenta, 1958)
Ele é considerado por muitos com um dos melhores - senão o melhor - filmes da carreira de Elvis, tanto pela história quanto pela trilha sonora.


Blue Hawaii (Feitiço Havaiano) (1961)
Uma ilustração do Elvis dos anos 1960, esse filme é parte da série de filmes feitos no Havaí e com temática havaiana.

filme feitico havaiano

Viva Las Vegas (Amor a toda velocidade) (1964)
Prenúncio de sua conquista de Las Vegas? O certo é que esse filme feito com Ann Margret é considerado um dos mais animados, contando com uma trilha sonora das mais interessantes (que curiosamente nunca saiu em disco na época).

filme Amor a toda velocidade

5 documentários para conhecer Elvis

Os documentários sobre Elvis vem se multiplicando na Era Digital, mas da época em que ainda estava entre nós temos 4 que não podem faltar na coleção de nenhum fã. À eles se soma o documentário póstumo This Is Elvis, lançado em 1981.

Por anos Elvis ficou fazendo filmes em Hollywood, cuja qualidade não era o que ele mesmo esperava. Até que ele resolveu voltar a fazer o que mais gostava, estar no palco. O primeiro passo foi fazer um programa de TV para a NBC, exibido no Natal de 1968. Tal foi o sucesso que o mesmo foi apelidado de "Comback" (retorno)!


That’s The Way It Is (Elvis é Assim) (1970)
Depois do sucesso do especial da NBC, Elvis voltou a cantar ao vivo, escolhendo como ponto de partida Las Vegas. Primeiro em 1969, com estrondoso sucesso, o que levou a ideia de criar um especial mostrando bastidores, ensaios e os shows!


Elvis On Tour (Elvis Triunfal) (1972)

Dois anos depois de Elvis É Assim, o cantor já estava na estrada pelos Estados Unidos, o que levou a ideia de um novo filme, dessa vez mostrando ele em turnê. O resultado foi esse fantástico, ou melhor Triunfal documento, que ganhou o Globo de Ouro!


Elvis foi revolucionário em muitos sentidos para a música, nesse caso a ideia foi transmitir pela primeira um show ao vivo para todo o mundo via satélite - uma novidade no showbusiness. Foi mais uma sucesso de audiência - tendo passado em mais de 40 países naquele dia 14 de janeiro - e de arrecadação, que aliás foi doada a instituição Kui Lee Cancer Fund.


Para terminar, um especial póstumo. Isto É Elvis, como foi chamado no Brasil, recriava com raro sucesso a trajetória do eterno Rei do Rock, com cenas de sua vida, recriações, participações de amigos e muitas histórias que tornaram esse filme um grande sucesso de bilheterias. 



Se estiver recebendo a mensagem pelo e-mail, clique aqui para assistir


NÃO DEIXEM DE VER TAMBÉM: 


Compartilhe essa postagem!

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Eu ouvia um disco de capa branca quando era criança.
    Havia nele a melhor versão da música the sound of your cry, nunca mais encontrei essa versão em que ele, no final da performance faz um agudo descomunal... Se puder, se souber de qual disco estou falando, por favor me mande o link, grato 👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Não lembro qual é, mas vou ver aqui, qualquer coisa te respondo novamente com nome dele

      Excluir
  2. A minha iniciação ao Elvis foram com os discos Today, Welcome To My World e By Request vol 1 (esse último nacional) e póstumo. Em filmes não me lembro, rs. Mas documentário o primeiro foi o That´s The Way It Is, On Tour, Aloha, Great Performances, creio que foi nessa sequência. Excelente postagem, abraço do Baratta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, a lista pra quem entra no mundo de Elvis se multiplica kk Um mundo sem volta, maravilhoso

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...