Ticker

6/recent/ticker-posts

Dica de livro: O Mundo Antigo: Economia e Sociedade


maria beatriz florenzano

Dos livros iniciatórios segue mais uma dica que acho fundamental, para novatos ou para professores com pouco tempo para longas divagações. Dessa vez o assunto é o Mundo Antigo (Grécia e Roma) e a autora Maria Beatriz Florenzano, Professora de Arqueologia Clássica no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da Usp.

Do império greco-romano ficou uma imagem ornamentada, repleta de frases de sabedoria e obras de arte, mas, quase sempre, desprovida de bases econômicas e dinamismo histórico. É precisamente contra este vazio que surge este livro de Maria Beatriz Florenzano. As relações de propriedade, as formas de exploração da terra, os vínculos entre cidade e campo, entre senhor e escravo que, ao longo de quinze séculos de Antiguidade, constituíram os alicerces da riqueza e da cultura greco-romanas, revelam-se aqui despidos de todos os enfeites, numa linguagem acessível e saborosa.

Em um momento em que a História Econômica não é mais moda hegemônica entre os historiadores, creio que seja importante não perdermos de vista esses aspectos, que assim como o cultural, também tem importância fundamental.

Claro que não é uma obra exaustiva, mas mais uma vez esse livro supre a função de ser introdutório aos iniciantes e base para aulas de História, onde o tempo para divagações é escasso e a objetividade posta no planejamento é fundamental.

Autora: Maria Beatriz Florenzano.
Por R$ 27,50
Coleção: Tudo é História.
MAIS INFORMAÇÕES: http://oferta.vc/6xTu

Gostou? Compartilhe!

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...