Ticker

6/recent/ticker-posts

DOCUMENTÁRIO: "Entre-Rios - A Urbanização de São Paulo" [completo]





Uma viagem interessante pela história da urbanização da cidade de São Paulo, falando sobre seus rios, através de temas que envolvem a natureza e a ação humana, em um espaço que parece fora de controle.

Produzido pela Editora Contexto, conta como São Paulo se tornou o que é hoje e como seus rios foram sendo drenados, transpostos, canalizados e escondidos das vistas de quem vem passando durante tantas décadas pela cidade, sem lhes perceber ou, quando percebe, tem a visão dos danos, a exemplo do Tietê.

É a história da expansão da cidade, sua urbanização e embelezamento, sua povoação. O que não garantiu seu perfeito planejamento, tendo saído do controle quando de inúmeros processos de migração, especialmente do Nordeste.

Através desse vídeo se pode trabalhar a História da maior metrópole brasileira, elementos de Geografia, incluindo paisagens naturais e mudanças provocadas pelos humanos. Dá pra pensar em questões de biologia e, de maneira geral, refletir sobre a vida e suas formas múltiplas de transformação do meio ambiente - o que traz à tona poluição e enchentes.

ASSISTA GRÁTIS:

de Odair da C. Paiva & Soraya Moura
Clique aqui para comprar!

* Originalmente postado em 26/nov/2015.

Compartilhar:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...