Ticker

6/recent/ticker-posts

O Dia dos Índios de Papel




Um dia de índios, mas que índios? 

Não precisamos muito para percebermos que os índios que homenageamos são só de papel...

Se alguém é interrogado, logo dirá que índio é o que mora no mato, que anda nu e não fala português. Eles não podem! Porque se a falta de roupa faz o SER índio, TER roupa é NÃO-SER o que ele QUER.

Se ele não mora no mato, coitado, tá perdido, só pode pedir esmola. Não tem mais terras suficientes (mesmo que no papel elas devessem ser garantida, como a lei dos "brancos" diz desde 1988) e se aparece nas ruas das cidades vendendo cestos e enfeites, pobres criaturas, já estão condenados! Não podem ser índios se se aproximam "de qualquer jeito" dos "civilizados" urbanóides, que não podem ver a diferença sem acreditar que seja ela inferior.

Muitos querem o fim do índio "de verdade". Por que? Você que não percebe: suas terras para garimpos, serrarias, plantações latifundiárias... afinal, para que índio quer terra se não planta, não produz, não gera riqueza, não faz nada para o crescimento da "nação"?!

Por isso querem que os índios sejam civilizados, aceitem a irresistível onda dos homens racionais e iluminados, deixem de ser bestas feras e se tornem bons cristãos e bons trabalhadores. A catequese continua, o letramento em língua oficial também e no fim, que índio restará?

Os mais afoitos dirão "nenhum". Outros logo pensarão "bom, índio de verdade vai continuar morando no mato", "eles dão um jeito"... ao menos até que alguém bem intencionado queira lhes ensinar o "bom caminho" e as doçuras de ser assalariado e se vestir, andar e falar como os "iguais", porque ser diferente é coisa do maligno!

José A. Fernandes

Dica do blog:

 livro metamorfoses indígenas

de Maria Regina Celestino De Almeida
de R$ 44,99 por R$ 31,49!
 Clique aqui para comprar!

* Imagem de Lilian Brandt / AXA.

** Originalmente postado em 19/abr./2016

Compartilhe:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...