Ticker

6/recent/ticker-posts

LIVRO: Africanos Livres, de Beatriz Mamigonian



Para além da boa vontade de Isabel, o escravismo não acabou por um simples ato benevolente e nem foi de um dia para o outro. Em Africanos livres, Beatriz Mamigonian toma a lei de 1831 como o eixo narrativo, ao qual se imbricam a análise da experiência dos ex-escravos, de sua administração pelo governo imperial e dos efeitos do contrabando, avançando até os anos 1880, quando já se forçava a reconhecer os africanos ilegalmente escravizados como "negros livres". 

📘 DO QUE TRATA:

Em 7 de novembro de 1831, foi promulgada a lei que proibia a importação de escravos para o país e punia todos os envolvidos na atividade. O avanço legal se devia, ao menos em parte, à pressão exercida pela Coroa britânica. 

Como se sabe, o Estado brasileiro acabou se mostrando conivente com o tráfico ilegal de africanos e a escravização de suas vítimas nos anos seguintes. Apesar de ter tido impacto importante no avanço do movimento abolicionista, a imposição sancionada seria, no fim das contas, “para inglês ver”. 

Baseado em pesquisa inédita, o livro avança até a campanha abolicionista na década de 1880, quando os militantes mais radicais forçavam o reconhecimento de todos os africanos ilegalmente escravizados como “africanos livres”.

🔎 ONDE COMPRAR: 

Amazon: amzn.to/2fstng2 
Livraria da Travessa: acesse.vc/v2/335954e6b1e

 livro africanos livres
 clique aqui!

Assista ao nosso vídeo sobre Consciência Negra!
Se estiver recebendo no e-mail e não conseguir ver o vídeo, clique aqui.

-----


:: Ou se quiser, FAÇA UMA DOAÇÃO via Paypal: http://bit.ly/DoarJoseAF

Compartilhar:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...