Ticker

6/recent/ticker-posts

Papo de Professor: Minha experiência com Ensino Religioso [com atividades avaliativas]




Deve parecer fácil um professor de História dar aulas de Ensino Religioso, mas não é. Corre-se sempre o risco de "puxar sardinha" para a religião que se é simpatizante. Esse ano de 2018 eu tive uma turma de nono ano com essa disciplina e quero contar a minha experiência, inclusive as atividades que elaborei para isso.

Desde muito tempo ensinar valores religiosos sempre esteve entre as preocupações dos governantes e das igrejas que predominavam sobre algum país. Isso era, aliás, uma característica dos regimes monárquicos. Com a suposta de laicização do Estado Nacional e a "civilização" dos indivíduos, vinha ocorrendo uma separação entre a educação e o clero. Só que, mais recentemente, vem sendo proposta por alguns a volta do ensino de uma religião específica, ficando a cargo do professor fazer a opção.

No meu caso, creio que seja muito mais construtivo criar um diálogo entre as diferentes religiões. Mas, há muita resistência - especialmente se se tratar de religiões afro ou indígenas. Sempre vem predominando, além do mais, as religiões de origem cristã. Contribui para isso o fato de não haver um "norte" muito claro nos parâmetros curriculares nacionais sobre o que deve ser ensinado. 



Bom, como era minha primeira vez dando aulas nessa disciplina tive um pouco de dificuldade, mas pensando um pouco, cheguei a conclusão de que contribuiria muito mais para a vida dos alunos se fizesse algo diferente. Por esse motivo, escolhi para cada bimestre um tema central: assim, os quatro temas escolhidos foram tolerância, diferença, liberdade e, por último, felicidade.

Procurando sempre respeitar as opções de cada aluno, promovi diálogos em torno dos temas. Também exibi alguns curtas metragens que faziam referência aos mesmos. Enfim, elaborei duas formas de avaliação: um trabalho escrito, onde os alunos responderiam a algumas perguntas, a fim de definir o que sabiam sobre o tema e ao mesmo tempo refletissem a respeito; um segundo trabalho era mais "lúdico", propondo que os alunos produzissem um desenho, onde colocariam todos os elementos que já haviam escritos no primeiro trabalho.

Mesmo com alguns alunos tendo dificuldades com o texto e outros reclamando da falta de "talento" para desenhar, os trabalhos de maneira geral foram bem produtivos. Até mesmo alguns que não faziam atividades na outra disciplina que eu ministrava para a mesma turma (História), faziam os trabalhos de Ensino Religioso.

Afinal, acredito que alguns se identificaram, se envolveram, expuseram suas ideias  e mesmo desenvolveram algo de bom. Da minha, espero que a experiência tenha contribuído para torná-los pessoas um pouco melhores, sendo mais tolerantes, respeitando um pouco mais as diferenças, entendendo os limites de sua liberdade e, por fim, encontrando formas de serem mais felizes. Espero, de verdade, que saiam da nossa escola - já que não há Ensino Médio onde leciono - com algo de proveitoso para suas vidas. Se algo próximo a isso ocorrer, já terá valido a pena a disciplina.

Abaixo seguem alguns trabalhos feitos pelos alunos:



Trabalho sobre diferença, da aluna Rita de C. de Oliveira


Trabalho sobre felicidade, do aluno Lucas Cantelli


Trabalho sobre liberdade, da aluna Stephannye Rocha

Dica de livro:
 livro ensino religioso
Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
Clique aqui! 

Leituras sugeridas:


* originalmente postado em 13/maio/2015.

Compartilhar:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...