Ticker

6/recent/ticker-posts

ATIVIDADE: Desenho + Texto explicativo + Concurso




Nessa postagem quero compartilhar com vocês uma sugestão de atividade para juntar imagem, texto, apresentação oral e ainda fazer um concurso de desenhos com os alunos!

Aqui no blog já venho apresentando outras atividades que podem ser trabalhadas pelos professores com o uso de desenhos e imagens. Hoje quero continuar nessa linha, apresentando algumas novidades e acréscimos. 

Eu trabalhei com meus alunos recentemente uma atividade avaliativa utilizando mais uma vez a elaboração de desenhos. Nos nonos anos eles tinham que escolher uma imagem para reproduzir que representasse algum evento importante da Guerra Fria. Já no oitavo ano, os alunos tinham que escolher um momento importante da Era Napoleônica. Não importava a "perfeição" do desenho, mas a dedicação em expressar o que eles viam e passar uma ideia, um conceito, uma "mensagem", com aquilo.

Além disso, pedi que eles agregassem um texto explicativo, com poucas linhas, que fosse feito de forma que eles, os alunos, entendessem. Ou seja, pedi que usassem palavras que eles dominassem, que "traduzissem" as palavras difíceis e que utilizassem uma linguagem mais simples, mais sua. Isso era importante para que fizessem um exercício de compreensão e não apenas copiassem algo de algum lugar.

Até aí, exceto pelo texto, claro, essa não difere muito de outra atividade que compartilhei com vocês onde pedi aos alunos que fizessem um desenho que "contasse uma história" sobre as trincheiras da Primeira Guerra. Além disso, o que também já havia feito antes, pedi dessa vez que eles realizassem uma votação, um concurso, tentando não revelar os nomes dos autores, para escolherem os cinco melhores desenhos, os mais caprichados. Os escolhidos ganhariam um acréscimo de nota, que poderia ser utilizado nesse trabalho ou em outras avaliações do trimestre (ou bimestre, dependendo do estado). 

A grande novidade nesse caso é que para que os escolhidos ganhassem efetivamente os pontos extras, eles teriam que fazer uma pequena apresentação sobre o desenho - coisa que os que se dedicaram ao texto não teriam muito problema em fazer. Algo simples: deveriam apenas comentar o que desenharam, quando foi, como foi, consequências daquele evento, etc..

Posso dizer que os resultados, em geral, foram positivos, tanto em relação aos desenhos/textos, como em relação às apresentações. Claro que alguns tiveram enorme dificuldade pra falar, pra se expressar ou simplesmente demonstraram que não haviam entendido muita coisa a respeito mesmo. Mas, também pude perceber a dedicação de alguns em mostrar que havia entendido - e não foram apenas os "nerds" da sala, mas também alguns para os quais geralmente "não damos muita coisa". 

Enfim, eu recomendo, a quem quiser, experimentar esse método de atividade. Quem fizer isso, pode ficar à vontade depois pra voltar aqui nessa postagem e comentar como foi. Abaixo reproduzo pra vocês alguns trabalhos.

Taynara Luana Pereira

Laura Caroline de Souza 

Fernanda Moraes

Bruna Ferreira da Silva

Leandro F. dos Santos Fonseca

Érick P. Lima da Silva

Stephanye Pereira


Dica de livro:
 a desordem mundial moniz bandeira
Luiz Alberto Moniz Bandeira

Antes de sair, assista ao nosso vídeo O que foi a Guerra Fria? Clique aqui ou na imagem abaixo!

 Guerra Fria segredos

* Imagem da capa de autoria de Sara Letícia Teixeira da Costa.

COMPARTILHAR:

Postar um comentário

4 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...