LANÇAMENTO! Ganhadores: A greve negra de 1857 na Bahia, de João José Reis ~ Identidade 85 ::

terça-feira, agosto 06, 2019

LANÇAMENTO! Ganhadores: A greve negra de 1857 na Bahia, de João José Reis




Acaba de ser lançado Ganhadores, um retrato original da Bahia no século XIX, num livro cheio de movimento e vozes, sobretudo da gente negra. 

Em Ganhadores, o historiador João José Reis reconstitui a história dos negros de ganho, ou ganhadores, protagonistas de uma insólita greve que paralisou o transporte na capital baiana durante vários dias em 1857. 

Esses trabalhadores escravizados, libertos ou livres, todos africanos ou seus descendentes, se organizavam em grupos de trabalho e percorriam a cidade de cima a baixo fazendo todo tipo de serviço, sobretudo o carrego de pessoas e objetos ou a venda de alimentos e outras mercadorias. Em 1857, porém, a Câmara Municipal baixou uma postura impondo-lhes medidas que combinavam arrocho fiscal e controle policial. Mas os ganhadores, que já viviam dia e noite sob a vigilância e a violência de autoridades, senhores e “cidadãos de bem”, não se deixariam abater. O resultado foi a primeira mobilização grevista no Brasil a paralisar todo um setor vital da economia urbana. 

Baseado em ampla investigação em documentos escritos, impressos e iconográficos, Ganhadores é um livro revelador e essencial para se compreender a intrincada rede de relações sociais, econômicas e culturais que estruturava a sociedade baiana do século XIX, ancorada na instituição da escravidão e caracterizada por um sistema de controle baseado numa economia de favores e domínio paternalista. 
Se o episódio de resistência aqui narrado trata mais especificamente da Bahia do século XIX, ele tem muito a dizer sobre as relações e opressões sociais e raciais no Brasil de hoje.

🔎 Onde adquirir?

Amazon - https://amzn.to/2RjMaZw


Livraria da Travessa - http://acesse.vc/v2/1690e5095fb

Submarino - http://acesse.vc/v2/1692b211542

* compre pelos links indicados e ajude a manter nossos projetos!

Clique aqui!

João José Reis (Salvador, 24 de junho de 1952) é um dos mais importantes historiadores do Brasil, considerado uma referência mundial para o estudo da história e da escravidão no século XIX. É escritor de diversos livros publicados, dentre eles A Morte é Uma Festa que lhe rendeu o Prêmio Jabuti de Literatura (melhor ensaio) e Haring (melhor obra historiográfica latino-americana).


Para outros livros do mesmo autor, clique aqui!

Assista a uma entrevista do historiador para a Nós Transatlânticos

Se estiver recebendo por e-mail, clique aqui para assistir.

Compartilhar: 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Humanos

Digite e tecle Enter para buscar!