Ticker

6/recent/ticker-posts

Afinal, qual vai ser o tema da redação do ENEM?





Difícil saber qual será o tema da redação do ENEM, mas vamos pensar um pouco... 

Tentar dizer qual será o tema dessa ano é como jogar na loteria, mas devemos esperar um novo tema geral esse ano. Um tema que diga respeito aos direitos fundamentais talvez possam aparecer, sobretudo aqueles garantidos na Constituição brasileira. Outros temas possíveis podem envolver questões humanitárias ou de convívio social, desde vacinação até a vida dos alunos entre si e por meio da estrutura educacional brasileira.

O site Guia do Estudante apontou 8 possíveis temas:


  1. O avanço e o combate à depressão.
  2. Obesidade no Brasil.
  3. Bullying e violência nas escolas brasileiras.
  4. Epidemias e volta de doenças erradicadas.
  5. Controle parental na internet.
  6. Desafios da mobilidade urbana no Brasil.
  7. Evasão escolar.
  8. Habilidades socioemocionais nas escolas.
Mas, uma coisa temos que ter claro: os últimos 7 temas não colocaram o Governo (atual ou passado) na mira, dando atenção a temas importantíssimos, mas "neutros". Ou seja, não se objetivou questionar organização política, partidos e nem mesmo no ano em que se lembravam os 50 anos do golpe militar de 1964 (2014) houve espaço para falar de assuntos relacionados à democracia e ao sistema representativo de poder. E assim deve continuar em 2019, sendo praticamente impossível (por motivos que envolvem sobretudo a polarização política atual) os organizadores colocarem temas que deem margem à reflexões críticas sobre República, governo, sistema político ou questões partidárias. 

Nas edições anteriores, já se tratou de Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet (2018), Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil (2017), Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (2016), A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira (2015), Publicidade infantil em questão no Brasil (2014), Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil (2013) e Movimento imigratório para o Brasil no século XXI (2012). 

Daria uma boa reflexão em redação de ENEM algo relacionado ao impacto dos seres humanos sobre o meio ambiente: lembrando das queimadas na Amazônia e dos vazamentos de óleo no Nordeste. Mas, embora ache possível isso acontecer, deve ser difícil o Governo Federal permitir que se abra espaço para críticas muito severas em uma prova que tem 5.095.308 inscritos!

Enfim, mais do que apontar o tema propriamente, o que podemos fazer a essa altura é mais eliminar, em partes, alguns temas dificilmente e assim esperamos ter ajudado vocês nessa reta final. 

Ah, antes de sair, se inscrevam no CANAL! youtube.com/JoseAFernandes


Assista ainda nosso vídeo com dicas de última hora pro ENEM!

Se estiver recebendo no e-mail e não conseguir ver o vídeo, clique aqui.


-----


:: Ou se quiser, FAÇA UMA DOAÇÃO via Paypal: http://bit.ly/DoarJoseAF


Dica de Livros:

 livro juscelino kubitschek
Lucas Rodrigues de Motta Pires
Clique aqui!

Compartilhar:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...