ARTIGO: UMA BREVE HISTÓRIA (INDÍGENA) DA ERVA-MATE NA REGIÃO PLATINA: DA PROVÍNCIA DO GUAIRÁ AO ANTIGO SUL DE MATO GROSSO ~ Identidade 85 ::

sábado, dezembro 28, 2019

ARTIGO: UMA BREVE HISTÓRIA (INDÍGENA) DA ERVA-MATE NA REGIÃO PLATINA: DA PROVÍNCIA DO GUAIRÁ AO ANTIGO SUL DE MATO GROSSO



Neste artigo, publicado na revista Espaço Ameríndio, os autores Jorge Eremites de Oliveira e Paulo Esselin, analisam a exploração da erva-mate (Ilex paraguariensis) na bacia platina. O estudo se estende desde a Província do Guairá, no período colonial, até a incorporação do antigo sul de Mato Grosso, atual Estado de Mato Grosso do Sul, ao território brasileiro. Esta última situação ocorreu no século XIX, após o fim da guerra entre o Paraguai e a Tríplice Aliança (1864-1870) e com a implantação, na década de 1880, da Companhia Matte Larangeira na região. A empresa explorou durante décadas os ervais nativos, o território e o trabalho de comunidades guarani e kaiowá. Também explorou a mão de obra de trabalhadores não índios de origem paraguaia e brasileira, dentre outros. A economia ervateira é, pois, o fio condutor para uma análise mais ampla sobre um longo processo histórico e sociocultural.

Clique aqui para fazer o download.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Digite e tecle Enter para buscar!