Ticker

6/recent/ticker-posts

LIVRO: Manuscritos da coleção Angelis (download grátis)





Uma coleção fundamental de textos da coleção Angelis, compilada, organizada e comentada por Jaime Cortesão, contendo documentos originais do período colonial, feito por padres jesuítas, descrições do dia a dia, processos em que estiveram envolvidos, relatórios de ações e movimentos dos padres nas regiões das missões e outras, relatos de ações oficiais dos governantes e enviados europeus, e mais documentos.

São vários volumes, cada um reunindo material sobre determinado período e tema geral.

Clique aqui para fazer o download gratuito da coleção.

Esse conteúdo todo está disponível no Projeto: Biblioteca Virtual Pedro de Angelis. Trata-se de um projeto de conteúdo raro e fundamental para compreensão da história da América hispânica e portuguesa, por isso compartilhamos, na expectativa de contribuir para o seu acesso. Não pretendemos com essa postagem violar leis de direitos autorais. Caso isso ocorra, favor entrar em contato.

O que é o projeto?

Pedro de Angelis, nascido em Nápoles na Itália, em 29 de junho de 1784, e falecido em Buenos Aires, Argentina, em 10 de fevereiro de 1859, é considerado uma das figuras principais da ciência histórica argentina. Foi um dos seus primeiros historiadores, recopilou e publicou documentos fundamentais, que haviam permanecido inéditos, publicou-os periódicos: Crônica política y literaria de Buenos Aires, em 1827 e El Lucero, em 1829; além de várias biografias, inaugurando o gênero no país.

A Biblioteca Virtual Pedro de Angelis prevê a criação e geração de conteúdos digitais de relevância para a cultura regional e nacional pertencentes aos acervos da Biblioteca Nacional de Brasil e da Biblioteca Nacional da Argentina, participantes no Projeto, e sua difusão nos sites de ambas bibliotecas com a finalidade de dar acesso e preservar o patrimônio cultural na América Latina.

A importância deste projeto está em seguir um modelo de interoperabilidade que permita a comunicação remota entre instituições através da adoção de normas internacionais. Este modelo poderá no futuro ser adotado por outras instituições que pretendam intercambiar e reunir suas coleções virtualmente.


Compartilhar:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...