Ticker

6/recent/ticker-posts

Papo de Professor: Filmes e Seriados Ajudam a Aprender História? | José A. Fernandes




Muitos de vocês talvez tenha uma resposta para essa pergunta, mas, mesmo assim, vale a pena trocarmos uma ideia. Então, podemos aprender História com filmes e séries?

Pensar em filmes e seriados é pensar em muita coisa além do compromisso da trama com a "história real". Devemos antes de tudo levar em conta a composição das cenas, a fotografia, os cortes, os enquadramentos, os tipos de iluminação, enfim, tudo que acaba interferindo diretamente nas sensações, esperadas ou não, e na forma como o filme e o seriado deveria e é recebido consciente ou inconscientemente pelo espectador.

Essas coisas dizem respeito às questões técnicas, mas não podem ser ignoradas quando se quer interpretar uma produção, que em último caso é uma peça ficcional e artística, mas que toma uma história real como assunto principal ou como pano de fundo. Para nós professores, isso pode ser muito interessante para dialogar com os alunos e criar curiosidades, que então podem resultar em conversas e conhecimentos.

The Tudors

Ainda devemos atentar para as particularidades entre filmes e séries. Enquanto o filme precisa ser mais sintético, os seriados em geral não têm esse objetivo, pelo contrário. Num filme a história (mais real ou mais ficcional) parece mais focada, enquanto que na série pode ocorrer um prolongamento da história - com exceções, claro, como é o caso de O Último Czar, por exemplo, que procura se manter na história, ganhando inclusive ares de documentário. No filme há uma chance maior de se concentrar na história real ou de mantê-la o mais perto possível quando se está contando a história. No caso dos seriados, por sua vez, isso pode mudar a medida que o mesmo se estende por 2, 3 ou mais temporadas - basta lembrarmos da série Vikings. Assim, eles tendem a se distanciar mais do real e alimentar a trama com mais diálogos, mais personagens, mais interação, por vezes, menos compromisso com a história real que lhe deu origem ou que lhe serviram motivação.

Vikings

Mas, então, os alunos podem aprender com filmes e séries? A resposta, em geral, é sim. No entanto, é preciso que o professor "direcione" o aluno, ou melhor, provoque-o, para pensar usando o filme ou série. Antes de tudo, escolher a produção adequada para cada assuntou ou faixa etária. Depois, ele precisa se preparar para levar o aluno na viagem necessária, que deverá em algum ponto do caminho chegar a uma encruzilhada, abrindo-se para dois destinos possíveis: 

1) à interpretação do filme continuando essencialmente como ficção, tema de aulas de Arte e outras possíveis Ciências Humanas, que poderão dialogar de forma muito construtiva com História, por se tratar de cultura e sociedade; 

2) determinar que daí em diante se mostrarão as "inverdades" do filme e do seriado, a "romantização" de algum evento ou personagem ou ainda a "adulteração" de percursos, eventos, datas, etc.

Vikings
 Neil Price 
Clique aqui!

Fazendo isso com propriedade o professor terá a atenção, se não de todos, ao menos de uma boa parte dos alunos, construindo assim conhecimento com base na curiosidade despertada. Isso porque com imagens, movimentos, sons e músicas, os alunos "visualizarão" os temas abordados nas aulas, conseguirão ter ideias e sensações, quase se inserir na história - eu disse quase porque a História, como sabemos, é limitada pelas fontes que possuímos e nunca é uma "reconstrução" completa do que aconteceu no passado.

Last Kingdom

Mas vale ainda mais uma vez dizer, para os professores e mesmo para os alunos (inclusive os de graduação) que para se aprender com filmes e séries, não se pode ficar só na produção em si. Não se pode tomar o filme pelo filme e ponto. Ou seja, é preciso aproveitar a curiosidade que isso gera e ir mais além, buscar livros, documentários e mesmo sites confiáveis. É preciso também aproveitar a crescente produção de obras sobre povos e eventos históricos para criar uma imagem sobre esses, inclusive aproveitando os filmes e séries nos muitos diálogos que possam surgir dentro e fora de sala de aula.

Aproveite também para assistir ao mais novo vídeo do nosso Canal!

Se estiver recebendo a mensagem pelo e-mail, clique aqui para assistir


Compartilhe:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...