Ticker

6/recent/ticker-posts

Olimpíada Nacional de História! Por que estudar HISTÓRIA é preciso!




Em um momento em que a História e as Humanas, em geral, são vistas como disciplinas cada vez mais secundárias e quase descartáveis, participar da Olimpíada promovida pela Unicamp é mais que importante, é urgente!

Eu participei de algumas edições anos atrás, mas fui obrigado a parar pra me dedicar ao Doutorado. Agora que, finalmente, terminei resolvi voltar. Daí é que tá: algumas pessoas me perguntam porquê dedicar meu tempo à promover e participar da Olimpíada Nacional de História do Brasil. Afinal, além de dar as aulas que já dou, preparar materiais e apresentar conteúdos em sala, ainda vou arrumar mais trabalho, mais "problema pra cabeça"! 

Na minha cidade, Guaramirim, SC, até onde eu sei, somos a única escola que já participou da Olimpíada. Me sinto feliz por isso, por ter começado esse movimento em 2013. Mas espero que outros professores de História da cidade também façam o mesmo. Quem sabe assim as "ciências do homem (e da mulher) no tempo" ganhem um pouco mais de atenção e interesse.

Então, acho que não preciso de outro motivo para levar adiante esse "projeto". Afinal, nada melhor que ver alguns alunos interagindo sobre a matéria que poucos se debruçam realmente na escola; ver alguns alunos que pouca gente daria um "tostão" aprendendo algo; vê-los pensando e desenvolvendo a cultura do debate, algo tão importante em nosso país e mundo atualmente tão turbulentos. 

Pena que a propaganda da ONHB ainda seja tímida perto de uma OBMEP ou de uma Olimpíada de Língua Portuguesa. Muitos, vejam só, até questionaram o valor da "nossa" Olimpíada! Mas, sigamos o nosso rumo e fazendo a nossa parte!

Para quem quiser participar também, as inscrições vão até 9 de março (com desconto) e até 24 de abril (sem desconto). O professor pode montar mais de uma equipe com 3 alunos cada. Para isso basta clicar no link abaixo:


Aproveite também para assistir ao mais novo vídeo do nosso Canal!

Se estiver recebendo a mensagem pelo e-mail, clique aqui para assistir

Nova edição!
 Lilia Moritz Schwarcz & Heloisa Murgel Starling 
Clique aqui!


Compartilhe:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...