DICA DE LIVRO: Nem Tudo Era Censura, de João Teófilo ~ Identidade 85 ::

segunda-feira, setembro 28, 2020

DICA DE LIVRO: Nem Tudo Era Censura, de João Teófilo




Um livro interessante para entender como parte da sociedade - nesse caso a imprensa cearense - colaborou com o regime militar instalado no Brasil a partir de 1964! 

A ditadura militar instaurada no Brasil a partir do golpe de 1964 contou com expressivo apoio de segmentos da sociedade brasileira, entre os quais, destaque-se a participação da imprensa, tema já estudado há tempos por diversos historiadores. Muito já se sabe sobre a atuação de jornais do Sudeste, notadamente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Contudo, tais experiências, ainda que significativas e de protagonismo inegável, não são suficientes para explicar o papel da imprensa no golpe e na ditadura. 

O que se tem a dizer, então, sobre outros estados brasileiros? Buscando responder a essa pergunta, este livro analisa duas experiências significativas no Ceará através dos jornais Correio da Semana e O Povo, veículos de destaque naquele período, na capital e no interior. Com isso, questiona certas visões de algum modo generalizantes a respeito da imprensa e busca mostrar que nem tudo se resumiu a censura e nem todos os jornais se engajaram, posteriormente, nas lutas pelo restabelecimento da democracia no Brasil, notadamente no contexto das campanhas por eleições diretas para presidente da República. 

Contemplar essas experiências no Ceará ajuda a lançar luz sobre um recorte do período ditatorial que ainda não é do conhecimento dos cearenses, tampouco dos demais brasileiros. As questões que este livro busca responder ajudam a entender o alcance dos apoios à ditadura e as estratégias e os agentes envolvidos na construção de consenso e legitimação em torno do projeto de poder imposto pelos militares após o golpe. Ainda que vítima da censura, a atuação da imprensa no período não pode se resumir a isso, tampouco deve ser explicada apenas a partir de experiências localizadas. Compreender o que ocorreu no Ceará evidencia a complexidade de um período que é central para o conhecimento da história recente do país, algo para o qual este livro muito tem a contribuir.

🔎 Onde comprar?

Amazon - https://amzn.to/2QLTmia

Livraria da Travessa http://acesse.vc/v2/857ad857b4

Submarino - http://acesse.vc/v2/8579892f43


Preços mais em conta, atualizado em 25/mar/2020 é o do site Amazon, saindo por R$ 64,07 e com opção de frete grátis*!

* compre pelos links indicados e ajude a manter nossos projetos!

 livro nem tudo era censura
Clique aqui!


João Teófilo é Doutorando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador do Laboratório de História do Tempo Presente (LHTP) da mesma Universidade.

---

Antes de sair, assista ao nosso vídeo sobre Ditadura Militar!

Se estiver recebendo por e-mail, clique aqui para assistir ao vídeo.


Se gostou da postagem, compartilhe e ajude a espalhar!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Digite e tecle Enter para buscar!