Ticker

6/recent/ticker-posts

A história da Oliver Twist



Um órfão vivendo nas ruas de Londres, sobrevivendo no mundo capitalista de inícios do século XIX: eis a história de Oliver Twist. 

Numa cidadezinha da Inglaterra, uma jovem dá à luz um menino e morre em seguida. O pequeno órfão recebe o nome de Oliver Twist e vive seus primeiros nove anos em instituições de caridade. Essas instituições não eram o melhor lugar do mundo para se viver: havia exploração, inclusive o uso do trabalho infantil, para pagar os custos dos cuidados com o menor abandonado. Não suportando a exploração e tantos maus-tratos, Oliver foge para Londres, onde inadvertidamente se junta a um bando de marginais, comandado por um dos grandes vilões da história da literatura - Fagin. 

Dada a sua condição miserável ele aprende a "arte" do furto e é levado a praticá-lo nas ruas da cidade, para poder comer e também para alimentar a ganância de Fachin, que teria o “adotado” – na verdade o recolheu para explorá-lo como fazia com os outros meninos que ele encontrava na mesma situação pelas ruas de Londres.

Oliver Twist passa por muito sofrimento e privações, até que a sorte dele muda e ele passa a viver feliz com a herança que o pai lhe deixou e com a inesperada família que encontrou. 

Publicado originalmente em folhetim (história em pequenas porções) em 1837-1838, Oliver Twist é um dos livros mais famosos do famoso autor Charles Dickens (1812-70) e o primeiro romance em língua inglesa a ter uma criança como protagonista. 

Mas ainda em relação ao livro, como ocorre na maioria de suas obras, Charles Dickens usou da imaginação para criar as peripécias de suas personagens, porém retratou com boa dose de realismo a sociedade de seu tempo, ou seja, o começo do século XIX, a Inglaterra industrial. O país que era "a fábrica do mundo", onde contrastavam a riqueza dos burgueses e capitalistas de um lado e a desgraça de trabalhadores que morriam cedo e crianças órfãs de seus pais que fugiam dos orfanatos e acabavam nas ruas de outro. 

Na época, os leitores acompanhavam os folhetins de Charles Dickens com tanto interesse que muitos deles foram adaptados para o palco dos teatros antes mesmo de serem concluídos. Assim, quando saiu o último capítulo da história de Oliver Twist, já estavam em cartaz seis peças baseadas na história do pequeno órfão. 

Com o advento do cinema, diversos roteiristas utilizaram o romance de Charles Dickens e lançaram as mais variadas versões de Oliver Twist. Uma das melhores, na minha opinião, foi lançada em 2005 (imagem do topo), tendo Barney Clark no papel do menino e o renomado Roman Polanski como diretor. Mas, para quem quiser assistir o filme, até esses dias havia alguma versão dele completo no YouTube.

O Livro
 oliver twist
Clique aqui!


Se estiver recebendo a mensagem pelo e-mail, clique aqui para assistir


Compartilhe:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...