Ticker

6/recent/ticker-posts

LANÇAMENTO! Educação Escolar Indígena, de Cássio Knapp

 


Acaba de ser lançado o livro Educação Escolar Indígena, de Cássio Knapp!


Parece ser paradoxal que, ao longo da história, os modelos de alfabetização e letramento que conseguiram ampliar o uso da língua guarani escrita foram desenvolvidos com objetivos evangelizadores, proselitistas e civilizatórios. De outra sorte, pelo menos nas últimas três décadas, temos visto a consolidação de um modelo que se apresenta definidor de uma proposta de Educação Escolar Indígena específica e diferenciada. 

Assim, esta obra traça uma análise dos processos educativos escolarizados que atingiram as populações Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul, principalmente apresenta uma síntese sobre o ensino bilíngue desenvolvido nestes processos educativos. 

Com uma metodologia interdisciplinar o livro aborda como os indígenas se apropriaram dos processos de escrita no modelo de escolarização das Reduções Jesuítico-Guarani, a forma como foi desenvolvido o ensino de língua indígena e da língua portuguesa na escola da Missão Evangélica Unida, na Reserva Indígena de Pirajuí, localizada no município de Paranhos, MS e os mais recentes cursos de formação de professoras e professores indígenas.

Sobre o autor


Cássio Knapp é Doutor em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mesma Universidade onde atua como docente desde o ano de 2011 no curso de graduação em Licenciatura Intercultural Teko Arandu voltado, especificamente, às comunidades Guarani e Kaiowá e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Territorialidades PPGET. Tem atuado como assessor e consultor pedagógico em outros cursos de formação para professores indígenas.

🔎 Onde adquirir o livro?




Se estiver recebendo no e-mail e não conseguir ver o vídeo, clique aqui.

Compartilhe essa postagem!

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...