Ticker

6/recent/ticker-posts

LANÇAMENTO! História de Goiás em 12 Poemas, de Júnior Lamarca


Acaba de ser lançado o e-book História de Goiás em 12 Poemas, de Júnior Lamarca!


O livro foi idealizado para ser uma ferramenta pedagógica, auxiliando no processo do ensino de História. Voltado para o Ensino Fundamental II o livro aborda de forma lúdica o processo de construção da identidade cultural goiana, desde sua criação no período exploratório aurífero, até a divisão de Goiás e criação de Tocantins.

Pode ser usado em sala de aula através da leitura poética ou/e também através de adaptações para outras linguagens artísticas: música, teatro, dança, audiovisual ou o que sua imaginação permitir. 

É um convite ao uso da criatividade e todos os desdobramentos que a Arte permite, para tornar as aulas mais lúdicas explorando interdisciplinaridade, multissensorialidade, protagonismo e fruição.

Adepto da pedagogia progressista, para compor essa obra Júnior Lamarca uniu suas duas grandes paixões: educação e cultura. Ao longo de quase duas décadas de ensino público, Lamarca percebeu que além da escassez de produção bibliográfica referente ao ensino de História de Goiás para o público juvenil, o rendimento escolar era alavancado quando a Arte era explorada em suas aulas.

Em 2014, através de uma vasta pesquisa bibliográfica e de campo, traçou um recorte histórico, destacando momentos que contribuíram (e contribuem) para a formação cultural do povo goiano.

No livro, as três raças que originaram o povo brasileiro, são representadas pelos Karajá (índios), Kalungas (negros) e, representando os europeus, Lamarca rendeu uma pequena homenagem à Eurico Moreira, fundador e coordenador do Grupo de Dança Cantares Portugueses, que Lamarca conheceu em meados de 2014 quando realizou uma pesquisa acadêmica referente a formação da identidade cultural goiana. 

Essa mistura cultural aliada às expedições bandeirantes no século XVIII deram origem ao estado de Goiás, que também protagonizou já no século XX inovações arquitetônicas e culturais como as construções de Goiânia e Brasília, a nova capital federal construída em solo goiano.

Outro fato mencionado nesse livro é o acidente radioativo ocorrido em Goiânia em 1987, uma tragédia que, na visão do autor, contribuiu para uma ruptura política e cultural forjada no coronelismo do final do Segundo Reinado e início da Primeira República. Esse recorte histórico termina com a divisão de Goiás e criação do estado de Tocantins, em 1988.

Esta obra lírica, dramática e épica; escrita  em rimas e versos simples e linguagem acessível, não tem a menor pretensão de figurar entre o panteão da riquíssima literatura nacional. Longe disso esse livreto objetiva ser uma ferramenta no auxílio aos professores que buscam fugir do método tradicionalista "chamada, quadro e resumo". É uma provocação pedagógica e também cultural.

Sobre o autor


Júnior Lamarca é produtor cultural, historiador, Professor, músico, escritor e presidente do Conselho Municipal de Cultura de Itumbiara, Goiás.

🔎 Onde adquirir o livro?





Se estiver recebendo no e-mail e não conseguir ver o vídeo, clique aqui.

Compartilhe essa postagem!

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...