Ticker

6/recent/ticker-posts

Historiadores em Perfil: Laura de Mello e Souza


Laura de Mello e Souza tem uma produção rica, envolvendo diferentes aspectos da vida política, cultural e social dos dois lados do Atlântico na época moderna, tanto da colônia Brasil como da Europa, especialmente do reino de Portugal.


Filha de Antônio Cândido e de Gilda de Mello e Souza, Laura de Mello e Souza nasceu em São Paulo em 1953.

Ela se formou em História na Universidade de São Paulo (USP), em 1975, onde também fez Mestrado e Doutorado. Foi orientanda de Fernando Novais, um dos grandes interpretes nacionais, com quem trabalhou na organização de parte da série História da Vida Privada no Brasil.

Na USP ela se tornaria professora, a partir de 1983, onde ficou até se aposentar recentemente em 2014. Além disso, atuou e atua no exterior, tendo sido professora visitante na Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, e professora na Cátedra Guimarães Rosa da Universidade Nacional Autônoma do México em 2006. Nos dias atuais trabalha como professora titular da Cátedra de História do Brasil na Universidade Sorbonne em Paris, na França, onde mora.

Desde o mestrado até às pesquisas mais recentes tem se preocupado com questões envolvendo o Império português, a colônia Brasil e a relação entre esses dois mundos.

Tem dado atenção ao aspecto religioso - e ao profano também. Com seus estudos sobre religiões e religiosidades populares, sobre feitiçaria, ou o que se chamou de feitiçaria aqui nos trópicos. Esse é o tema, por exemplo, de seu livro O diabo e a terra de santa cruz, lançado em 1986. Da mesma forma, temos os livros A Feitiçaria na Europa ModernaInferno atlântico.


Sua produção  historiográfica inclui pesquisas sobre Minas Gerais  no século XVIII, tema do livro Desclassificados do Ouro, de 1983, e de Norma e Conflito, de 1999Inclui cultura, sociedade e política no império português nos séculos XVI-XVIII, temas do livro O sol e a sombra. Ela tem se dedicado também às relações  entre a Europa e o Novo Mundo nos séculos XVI-XIX e à historiografia brasileira do  século XX.

Laura de Mello e Souza abre espaço para o privado, o que inclui as mulheres e sua condição de gênero nos trópicos.


Enfim, é uma historiadora com uma produção rica, muito importante para entendermos o passado do Brasil, assim como de Portugal, vistos de ângulos diferentes, com textos fundamentais para o diálogo historiográfico.

Seus trabalhos lhe renderam diversos prêmios, dentre os quais o Prêmio Jabuti de Ciências Humanas, em 1998; o Prêmio da Academia Brasileira de Letras na categoria História e Ciências, em 2007; e Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (2002).


Caso queira saber mais sobre essa autora, existe, entre outros, o texto História de vida e profissional da historiadora brasileira Laura de Mello e Souza: intersecções entre memória e biografia, de Carmem Silvia da Fonseca Kummer Liblik, lançado na revista Oficina do Historiador. Essa artigo é parte da tese da mesma autora, Uma história toda sua: trajetórias de historiadoras brasileiras (1934-1990), disponível no site do Acervo Digital da UFPR. Em 2021, foi lançado também um livro coletivo intitulado Traços da obra de Laura de Mello e Souza, organizado por Ana Paula Torres Megiani e Rodrigo Bentes Monteiro.

Além disso, há disponível uma série de entrevistas em vídeo no Youtube. Para conhecer os livros de Laura de Mello e Souza, deixamos sua bibliografia logo abaixo.


Os livros desse autor:


Desclassificados do ouro: a pobreza mineira no século XVIII (1983) (tradução francesa: Les Déclassés de l'or, la pauvreté au Minas Gerais au XVIIIe siècle, 2020, ed. Le Poisson Volant)






Cláudio Manuel da Costa - o letrado dividido (2011)



Co-autoria e organização

História da vida privada no Brasil Vol 1: "cotidiano e vida privada na América portuguesa" (organizadora, 1997)

Virando Séculos, Vol 4: "o Império deste mundo (1680-1720)" (co-autora com Maria Fernanda Baptista Bicalho, 2000)

O governo dos povos (organizadora, junto a Júnia Ferreira Furtado, 2009)

Livro destaque desse autor:
O diabo e a terra de santa cruz
Clique aqui!

Para ver outros Historiadores em Perfilclique aqui!

* Essa postagem é só um guia rápido desse historiador. Se você souber de alguma incorreção ou tiver algum acréscimo de conteúdo a essa postagem, mande-nos nos comentários. Muito obrigado!


Assista a um vídeo nosso sobre 2º Reinado no Brasil!

Se estiver recebendo a mensagem pelo e-mail, clique aqui para assistir


Compartilhar: 

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...