Ticker

6/recent/ticker-posts

Babi Yar e 'Holocausto das Balas' são tema de reportagem da BBC


 

Reportagem da BBC mostra como foi o extermínio promovido pelos nazistas em Babi Yar, em Kiev na Ucrânia. 

Ela conta com entrevistas e cenas que mostram como uma ação nazista matou cerca de 34 mil judeus. Nesse caso, não houve campos de concentração, as mortes foram feitas a tiros. Entre 29 e 30 de setembro de 1941, em plena Segunda Guerra Mundial, os judeus foram levados para o local e assassinados. Mas não parou por aí, novas mortes foram promovidas no mesmo local nos momentos seguintes, totalizando, segundo contagens, cerca de 100 mil pessoas.

A Ucrânia então parte da União Soviética havia sido conquistada pelos alemães. A região só seria recuperada pelos soviéticos dois anos depois, quando esses mudaram o jogo, passando a perseguir os alemãs, que batiam em retirada das áreas ocupadas. Mas, nesse momento diversas outras execuções já haviam sido feitas na ravina de Babi Yar, somando, como dissemos cerca de 100 mil pessoas.

A reportagem fala de memória, discute o esquecimento, como as más lembranças precisam conviver com a necessidade de não se deixar esquecer. Envolve tanto sobreviventes, crianças na época, como também depoentes e pesquisadores do assunto, como o historiador Andriy Rukkas. Um massacre que era tabu para quem sobreviveu, tabu para os alemãs se manifestarem a respeito e um evento evitado de se falar pelos soviéticos.


Assista:
Se estiver recebendo no e-mail e não conseguir ver o vídeo, clique aqui.


Livros sobre o assunto

A chegada do terceiro reich, Richard J. Evans
Origens do totalitarismo,  Hannah Arendt
Kit sobre o Holocausto, vários autores 
As mulheres do nazismo, Wendy Lower 
Mengele, Gerald L Posner
O Holocausto, Laurence Rees
Ascensão e queda do Terceiro Reich, William L. Shirer 
Hitler, Ian Kershaw


:: Ou se quiser, FAÇA UMA DOAÇÃO via Paypal: http://bit.ly/DoarJoseAF


Compartilhar:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...