Ticker

6/recent/ticker-posts

ATIVIDADE: Guerra Fria - produção de imagens e textos [COM IMAGENS]

 


Nesse post quero compartilhar uma atividade bacana aplicada com alunos do ensino fundamental: a criação de um desenho, acompanhado de um texto sobre a Guerra Fria.

Após algumas aulas falando sobre o assunto, ditando texto, usando de atividades lúdicas e recursos visais (vídeos sobre o tema), resolvi concluir com uma atividade que mistura imagens e texto. 

A ideia é que o aluno conseguisse minimamente expressar algo sobre o conteúdo (Guerra Fria) através de um desenho e explicar esse desenho, ou seja, se forçar a responder perguntas que são básicas em redação (o que? quando? onde? como? por que?), portanto, tentando uma atividade que em último caso poderíamos considerar como interdisciplinar, já que usa elementos da Língua Portuguesa e, como trabalha com imagem, também elementos da disciplina de Arte.

Para fazer a atividade o aluno teria que escolhar um evento marcante da Guerra Fria, por exemplo: Muro de Berlim, Corrida Armamentista ou Espacial, Guerra do Vietnã, etc.. Sobre esse tema ele faria o desenho, que precisa ter dedicação, embora não se espere que todos sejam Van Goghs ou Picassos. Ao terminar o desenho, o aluno acrescenta um resumo sobre o tema escolhido, o que o força a juntar ideias e a guardar informações, por meio imagético e textual.


Material de apoio para os alunos 


Para realizar a atividade eu usei o livro didático, mais acessível. Mas pedi que, na medida do possível, eles fossem além. Eu ofereci alguns textos e imagens, além de trabalhar com internet (isso é ótimo, se sua escola possuir laboratório de informática ou outro equipamento passível de uso coletivo). Se for de comum acordo, os alunos ainda podem levar seus celulares e procurar na internet, inclusive imagens que sirvam de modelo, já que alguns livros didáticos - como o que tenho na minha escola :( - são bem pobres. 

Assim, em ao final, com o trabalho que pode ter nota ou não, a ideia era que eles visualizem o que foi a Guerra Fria através de um evento ou momento específico e tenham algum ponto de partida para sua atividade imaginativa. Ah, como já devem ter pensado, a mesma atividade pode ser aplicada com outros temas e séries. 

Atividades dos alunos (clique nas imagens para ver maior):



    Da Guerra Fria à nova ordem mundial
    Clique aqui!

    Ao comprar o livro pelo link acima, você nos ajuda a manter nossos projetos. Outra forma de fazer isso, é por meio de alguma opção abaixo!

    :: Nosso Pix: jose_jaf@hotmail.com
    :: Ou se quiser, FAÇA UMA DOAÇÃO via Paypal: http://bit.ly/DoarJoseAF


    Se estiver recebendo no e-mail e não conseguir ver o vídeo, clique aqui.

    Compartilhe essa postagem!

    Postar um comentário

    0 Comentários

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...