Ticker

6/recent/ticker-posts

Filmes pra entender o Holocausto | José A. Fernandes

 


Esse post é pra quem quer uma lista de filmes para entender o Holocausto, o extermínio dos judeus e o antissemitismo


Existem vários filmes sobre o tema, que é um dos mais discutidos do século XX. Um tema que está ligado a outro "sucesso" de bilheteria: a Segunda Guerra Mundial. Holocausto, dentre outros crimes humanitários, deixou uma marca profunda na história. Resultado de um ódio que já vinha de muito tempo, que se potencializou com a subida nazista ao poder da Alemanha da década de 1930. Antissemitismo que é tema de um importante vídeo do meu Canal, que você pode assistir no fim da postagem.


O pianista


O pianista é daqueles filmes impactantes, que chocam e provocam uma quase dor. É como sentir a dor do outro (judeu), ainda que isso esteja longe do que eles realmente passaram. 

O filme é uma produção do século XXI, de 2002 - portanto, não tão antiga assim. Dirigido pelo grande Roman Polanski, é um drama biográfico, que conta a história de um famoso pianista judeu-polaco que trabalha na rádio de Varsóvia. Personagem real que vê seu mundo ruir com o começo da Segunda Guerra Mundial e a Invasão da Polônia em 1° de setembro de 1939. 

No filme temos outro grande, o ator Adrien Brody, que interpreta o pianista Wladyslaw Szpilman, com atuação impecável. Tanto que Brody ganhou um Oscar de melhor ator

Se você quer um filme que fale sobre o início da Segunda Guerra, da invasão da Polônia e das suas consequências, esse vai te ajudar bastante. Te ajudar a ver um pouco do sofrimento, nesse caso daqueles judeus que foram mandados ao Gueto de Varsóvia, onde sofreria com a insanidade nazista e suas ações sádicas.




A vida é bela


Um dos filmes mais lindos e emocionantes que eu já vi. Uma obra prima do cinema, com um roteiro e fotografia impecáveis. Roberto Barnigni, consegue tocar fundo em quem assisti, ao interpretar um personagem cativante (Guido), que vive nos tempos da guerra. Em meio a isso que conhece Dora (interpretada por Nicoletta Braschi).

Guido que faz sorrir nos momentos iniciais e emociona depois, especialmente ao procurar a todo custo mostrar a beleza em meio ao horror de um campo de concentração. Que procura evitar que o filho sinta todo ódio dos nazistas ou a crueldade da vida confinada.

É incrível a imagem de um Giosué (interpretado por Giorgio Cantarini), uma criança inocente, que desde o momento em que aparece no filme leva o espectador "pelas mãos" e cativa com seu sorriso e graça. Que consegue carregar o espectador até o final, sem perder o encanto - ou poder de encantamento. 

Um filme atemporal, lançado em 1997, dirigido por pelo próprio Benigni. Um filme altamente recomendado. 

A lista de Schindler


Outro clássico amplamente reconhecido. A história é impactante, gera comoção, gera revolta. O ódio sendo oposto por Oskar Schindler, que  age em meio ao extermínio, procurando salvar a quantos pudesse do destino mortal. Schindler, interpretado por Liam Neeson, é um empresário alemão dos Sudetos (região dominada pelos nazistas) que, junto com sua esposa Emilie Schindler, salvou mais de mil refugiados judeus do Holocausto, principalmente poloneses.

O filme é baseado no romance de 1982, Schindler's Ark (que tem edição em português, link no título), do romancista australiano Thomas Keneally. O filme venceu 7 Óscars, dentre os quais de Melhor Filme e Melhor Diretor.

É uma estocada profunda, que só não comove corações frios e partidários do fascismo e do antissemitismo. E comoção aqui não quer dizer choro apenas, mas a revolta diante da coragem de um grupo (nazistas), que se sentindo superior, persegue, prende e procura eliminar outro grupo (os judeus - somados a negros, deficientes e homossexuais).

Mais um filme que quase todo mundo já ouviu falar. Que muitos assistiram em suas aulas de história. Que o grande Steven Spielberg (ele mesmo judeu) dirigiu de forma magistral.


O menino do pijama listrado


Um filme mais recente na lista, que também a conhecido por quase todo mundo - ainda que só de falar ou de ler o livro. Mais uma história do extermínio, dessa vez focada em um menino, que se vê em um campo de concentração, que conhece um outro menino, livre, parte do grupo dominador (embora sem saber), filho de um comandante nazista. 


Uma amizade improvável, que enche os olhos de muita gente de lágrimas. Mostrando a realidade nos dois lados do arame farpado: um menino de pijama asseado, engomado e limpo, diante de um menino maltratado, com pijamas listrados. 

Uma história de tristeza, de sofrimento, com pitadas de amizade, de brincadeiras e de raros sorrisos. Sem dúvida uma chance de ver o holocausto do ponto de vista de crianças, a partir de seus imaginários e perspectivas. Mais uma chance de entender um pouco mais o ódio contra os indesejados, destinados à "solução final" nazista, com morte quase certa em câmaras de gás.


Outros filmes sobre o Holocausto

Além desses, que eu particularmente conheco, existem outros filmes sobre Holocausto. Fiz uma lista a seguir, com filmes novos e antigos, alguns dos quais você encontrar nas plataformas de streaming. 

Cinzas de Guerra (2001)

O Trem da Vida (1998)

Bent (1997)

O Refúgio Secreto (1977)

A Guerra de Anna (2020)

O Protocolo de Auschwitz (2021)

Anne Frank, Minha Melhor Amiga (2022)

Não saia sem assistir ao vídeo sobre Antissemitismo!

Se estiver recebendo a mensagem pelo e-mail, clique aqui para assistir

A seguir compartilho também uma lista de livros para entender o Nazismo e o Holocausto


Holocausto. Das Origens do Povo Judeu Ao Genocídio Nazista, Voltaire Schilling - 
O Holocausto, Laurence Rees - 
Mengele, Gerald L Posner & John Ware 
Os fornos de Hitler, Olga Lengyel


O tatuador de Auschwitz, Heather Morris 
Depois de Auschwitz, Eva Schloss
Holocausto e memória, Marcos Guterman
Inimigo Judeu, Jeffrey Herf

Caso deseje ser um apoiador do meu trabalho, você pode comprar os livros que indicamos no blog ou escolher uma das formas abaixo. 

Nossa chave PIX jose_jaf@hotmail.com!
:: Ou se quiser, FAÇA UMA DOAÇÃO via Paypal: http://bit.ly/DoarJoseAF

Compartilhe:

abre 

fecha

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...