Ticker

6/recent/ticker-posts

O Pianista | RESENHA (contém spoilers)



Em outro post do blog dei 5 dicas de filmes para entender o Holocausto. Dessa vez quero falar especificamente sobre o filme O Pianista. 

Quando assinte ao filme, como muita gente, fiquei de boca aberta com a atuação de Adrien Brody. Ele conseguiu captar de forma extremamente sensível a vida de um judeu estigmatizado, explorado e maltratado pelos nazistas. 

O filme é uma produção do século XXI, tendo sido lançado em 2002. Um drama histórico, baseado na autobiografia homônima do pianista Władysław Szpilman

Dirigido por Roman Polanski, ele conta a história de um famoso pianista judeu-polaco que trabalhava na rádio de Varsóvia. Personagem real que vê seu mundo ruir com o começo da Segunda Guerra Mundial e a Invasão da Polônia em 1° de setembro de 1939. 

O Pianista mostra como a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto afetaram a vida de uma família judaica em Varsóvia, capital da Polónia. Ele começa antes do início da guerra, mostrando o pianista Władysław Szpilman e sua família vivendo uma vida próspera e culturalmente rica na cidade. No entanto, quando os nazistas invadem o país (o que aliás serviu como estopim pro início da guerra), suas vidas mudam drasticamente.

Szpilman e sua família são forçados a se mudar para o gueto de Varsóvia, onde eles são submetidos a condições horríveis e malnutrição. Em seguida, eles são enviados para campos de concentração, onde muitos deles morrem. Szpilman, no entanto, consegue escapar e se esconder na cidade, ajudado por amigos e desconhecidos.

Enquanto ainda estava no gueto com a família, Szpilman continuava a tocar piano, usando sua música como uma forma de resistir à opressão nazista e manter sua humanidade. Mas isso durou apenas um tempo. 

Quando ele passou a se esconder, teve que lidar com a fome, com a solidão e a constante ameaça de ser descoberto; mas ele também encontrou momentos de esperança e bondade em meio à tragédia.

O filme é dirigido de forma muito realista, mostrando a invasão da Polónia, a resistência por parte da população, inclusive formando grupos clandestinos; mostra a destruição do país ao longo do período de ocupação até o fim da guerra; assim como mostra como o Holocausto foi uma das maiores atrocidades da história humana. 

No entanto, também mostra a resiliência humana diante da adversidade; uma teimosia de viver em meio ao caos e o sofrimento. Assim como mostra também como a música e a arte podem ser usadas como uma forma de resistência e sobrevivência. 

Claro que nada disso teria o efeito que tevese não fosse pelo ator Adrien Brody, que interpreta o pianista Wladyslaw Szpilman. Ele faz isso de forma impecável - não é atoa que ganhou um Oscar de melhor ator

Se você quer um filme que fale sobre o início da Segunda Guerra, da invasão da Polônia e das suas consequências, esse vai te ajudar bastante. Te ajudar a ver um pouco do sofrimento, nesse caso daqueles judeus que foram mandados ao Gueto de Varsóvia, onde sofreria com a insanidade nazista e suas ações sádicas.

Eu recomendo fortemente este filme, que infelizmente não está na Netflix, mas não é difícil de encontrar. É possível adquiri-lo na Amazon em Blue-ray.

Se você quiser ler o livro que deu origem ao filme, basta clicar aqui.

Assista ao trailer


Se estiver recebendo a mensagem pelo e-mail, clique aqui para assistir

Não saia sem assistir ao vídeo sobre Antissemitismo!

Se estiver recebendo a mensagem pelo e-mail, clique aqui para assistir

A seguir compartilho uma lista de livros sobre Nazismo e Holocausto


Holocausto. Das Origens do Povo Judeu Ao Genocídio Nazista, Voltaire Schilling - 
O Holocausto, Laurence Rees - 
Mengele, Gerald L Posner & John Ware 
Os fornos de Hitler, Olga Lengyel


O tatuador de Auschwitz, Heather Morris 
Depois de Auschwitz, Eva Schloss
Holocausto e memória, Marcos Guterman
Inimigo Judeu, Jeffrey Herf

Caso deseje ser um apoiador do meu trabalho, você pode comprar os livros que indicamos no blog ou escolher uma das formas abaixo. 

Nossa chave PIX jose_jaf@hotmail.com!
:: Ou se quiser, FAÇA UMA DOAÇÃO via Paypal: http://bit.ly/DoarJoseAF

Compartilhe:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...