Identidade 85 ::: corrupção

A misteriosa morte de Marilyn Monroe

José A. Fernandes [contém fotos!]

VÍDEO:

Johnny Cash - The Gift [O Dom] | José A. Fernandes | resenha do documentário

VÍDEO:

Sobre o Mês da Consciência Negra | José A. Fernandes | com Vanucci Deucher

Mostrando postagens com marcador corrupção. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador corrupção. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, julho 30, 2014

Entre a favela e a mansão, o que que há? - por Tarcísio Safanelli Jr. e Eduardo Andretta



Tarcísio Safanelli Jr. e Eduardo L. Andretta*

Vivemos num sistema onde as pessoas agem por dinheiro, porque sem ele elas não conseguem viver "felizes". Vivem para movimentar um sistema onde só quem tem o poder cresce. 

Tudo em nossa vida gira em torno do dinheiro. Pagamos tantos impostos - aliás, o Brasil é um países que mais impostos no mundo e todo esse dinheiro não é revertido para a população. Ao contrário, quem está no poder reverte esse dinheiro para uso próprio. A falta de ética chega a ser deplorável em nosso governo. E muitas vezes a população fecha os olhos para essa situação.

 Existem pessoas, aliás, milhões delas, que em nosso país não tem qualificação profissional; não tiveram oportunidades de crescer. O sistema as engoliu. Os governos as largam nas ruas, terrenos baldios, favelas... 

Os governos precisam criar programas que atendam as pessoas que são excluídas desse "sistema", que precisam de oportunidades de ter uma vida digna. Não vivemos mais numa época onde o governante faz uso da força para governar ou que todos os dias digam ser necessárias repressões. 

Não precisamos mais disso. Hoje temos democracia; basta a população abrir a boca e chamar por mudanças. Quem faz o país somos nós, quem escolhe os governantes somos nós também. Temos que melhorar, pensar antes de escolher, colocar pessoas no poder que lutem pela população, que lutem por saúde, educação de nível excelente no país, por infraestrutura nas cidades, por qualificação profissional da população.

Precisamos mudar o sistema. A população precisa mostrar a sua força e abrir a boca, clamar por mudanças, fazer algo diferente! Aí sim poderemos dizer: "Brasil, um país rico, sem pobreza". Aí poderemos dizer que somos uma nação desenvolvida. 

Precisamos pensar em nós.



* Os dois são alunos do 3º Ano do Ensino Médio da EEB Alfredo Zimmermann, de Guaramirim, SC.

** Imagem no topo: maquete resultado do trabalho artístico de Santiago Ribeiro. Mais obras desse artista podem ser vistas no seu blog Casa do Imaginario.

quarta-feira, julho 23, 2014

Como Montesquieu já dizia - por Tarcísio Safanelli Jr.



Sabe aqueles dias em que você, especialmente se for professor, sente como se a coisa estivesse tão desesperadora que não vê solução para a educação? Pois é, nesses dias ainda vejo esperanças, quando leio um texto desses, feito por um aluno de 3º do Ensino Médio, da rede pública. Vale a pena ler!

por Tarcísio Safanelli Jr.*

Hoje em dia, todos querem ter poder, querem ter autoridade, e diz o ditado "queres conhecer uma pessoa, então dê poder a ela". Isto é uma grande verdade, que se cumpre desde os tempos antigos, dos impérios, guerras, até os dias de hoje.

Por que esse "poder" tem tanta influência no caráter das pessoas? As pessoas crescem pensando em ter dinheiro (poder), por exemplo, elas vivem pensando que se tem dinheiro tem poder, para comprar (fazer) o que quiserem. 

Por que quando um vereador honesto e que sempre cumpriu com seus ideais e a ética da sociedade, quando é eleito a prefeito, deputado, às vezes cai com sua palavra, começa a roubar (pratica corrupção)? Por que à medida em que tem mais poder a pessoa vai se perdendo?

Conforme diz a frase de Montesquieu, todos os homens com poder são tentados a abusar, porque quanto mais poder mais difícil de controlar. Grande exemplo disso é a política: os políticos, às vezes, com tanto dinheiro passando por eles, perdem a cabeça e a ética, começam a querer esse dinheiro pra eles. Isso é uma grande influência de poder. Ele pode destruir uma pessoa. 

Quem tem poder, tem que ter sabedoria para administrá-lo, para que ele não suba à cabeça. Quantos comentários nós ouvimos assim: 

- Mas essa pessoa não era assim quando andava de bicicleta. Agora, de carro zero, não olha na cara. 

Isso é um exemplo do dia-a-dia. A pessoa compra um carro e já transforma o seu caráter; não cumprimenta mais os vizinhos e etc., porque acha que está em um nível elevado, diferenciado; porque acha que tem esse poder. 

O poder influencia o modo da pessoa ser e falar. Temos que ter muito cuidado com o "poder", manter nosso caráter e índole, administrar com sabedoria o poder que temos. Se todos fizessem isso, a sociedade seria melhor.



* Tarcísio é aluno do 3º Ano do Ensino Médio da EEB Alfredo Zimmermann de Guaramirim, SC.

quarta-feira, março 05, 2014

Temos o poder para mudar o mundo



Enviado pela aluna Ana R. de Souza, do 1º Ano do Ensino Médio, da EEB LIlia A. Oechsler, Jaraguá do Sul, SC

Na África várias crianças morrem por ano de malária e outros doenças, uma grande quantidade dos africanos sofrem com a grande e conhecida questão da desnutrição, isso para o mundo é uma grande vergonha! Pois então, se em nosso mundo temos grandes potências, por que não podemos também ter um mundo mais justo e desenvolvido para os demais países?

Hoje o que mais vemos sendo anunciado nos telejornais são roubos, mortes, estupros; vê-se propagandas políticas prometendo ao nosso povo melhoras... Pelo que sabemos, o povo está passando fome e dependendo de abrigos comunitários, e enquanto isto os políticos estão rindo da nossa cara.

O povo quer mudanças, querem mais atitudes dos governantes! Sem atitudes o mundo nunca irá para frente. Do que adianta prometer, sendo que nada será feito? E como impostos sempre são pagos e nunca vemos mudanças, sempre recebemos em nossa casa a notícia de que (já não e novidade) nosso dinheiro está sendo usado para os governantes viajarem, comprarem casas e "simples carros", que apenas custam "alguns milhões". E enquanto isso, um simples trabalhador, luta dentro de uma fábrica ou debaixo de um sol escaldante, para assim conseguir seu salário para sustentar a casa e a família...            

Podemos mudar isso, se cada um começar a abrir os olhos e perceber que este mundo que estamos vivendo pertence a todos; não podemos deixar de acreditar que todos nós temos o poder para mudar mundo, não somente aqueles que nos governam.

*Fonte da imagem: UN Photo/John Isaac (PlanetaSustentável)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Humanos

Digite e tecle Enter para buscar!