Ticker

6/recent/ticker-posts

A morte e o funeral de Gardel [fotos, vídeos e texto]




A morte é sempre um tema que desperta interesse, ainda mais quando a pessoa que morre é alguém famoso e em algum desastre. Esse é o caso de Carlos Gardel, morto em um acidente de avião em junho de 1935. 

Aproveitamos então para compartilhar um pouco dessa história, acompanhada de diversas imagens (fotos e vídeos) do acidente e funeral do maior cantor que a Argentina já conheceu. (aviso: contém algumas cenas fortes)

Quando morreu, Carlos Gardel já era o cantor argentino mais conhecido, já era considerado o Rei do Tango, ritmo para o qual foi fundamental. O acidente ocorreu em Medellín, na Colômbia, em 24 de junho de 1935, numa tarde, quando o avião trimotor que levava o cantor se chocou com outro de modelo semelhante, matando 17 pessoas.

Carlos Gardel havia chegado à Colômbia em 2 de junho, onde faria shows para uma turnê que rodaria várias cidades do país. Ele já havia feito 13 apresentações nas cidades de Barranquilla, Cartagena, Medellín e Bogotá. No dia 24 ele viajava a Cali, saído de Bogotá, onde havia estado desde 14 de junho realizando vários shows. 

Como parte de seu itinerário, teve que ficar no aeroporto Olaya Herrera de Medellín, de onde centenas de seguidores o esperavam. Logo depois de saudações, fotografias e entrevistas, ele e sua orquestra abordaram o avião Ford Trimotor da empresa Saco, pilotado pelo célebre aviador Ernesto Samper Mendoza (tio-bisavô do ex-presidente colombiano de mesmo nome), e proprietário da companhia Saco. 

Às 3 da tarde, a aeronave obteve a autorização para iniciar o taxeamento. Ao mesmo tempo, o avião Manizales, da empresa Scadta, recebeu a mesma indicação para ingressar à pista em espera para decolagem. 

Daí em diante, o que ocorreu é nebuloso, havendo inclusive especulações de que o acidente poderia ter sido evitado pelo piloto. De qualquer forma, a informação oficial disse que por culpa dos ventos a trajetória da aeronave que levava Gardel se desviou, chocando-se contra o Manizales, quando as duas ainda estavam em terra, causando o incêndio dos aviões, nos quais viajavam 20 pessoas, das quais apenas 3 sobreviveram.

O funeral de Carlos Gardel foi cinematográfico (como podem ver no vídeo raro no fim dessa postagem). Ele não foi imediatamente enterrado na Argentina. Seus restos, junto com o de seus companheiros foram velados em uma casa-quinta de Medellín, e no dia seguinte trasladados à igreja da Candelária, de onde passaram para o cemitério de San Pedro, na Colômbia mesmo.

Ainda que Gardel inicialmente tenha sido enterrado em Medellín, Armano Delfino, seu representante obteve a repatriação do corpo. Para conseguir isso, o corpo teve que fazer numerosas viagens em lombo de burro, carreta, trem e barco. O corpo passou por várias poblaciones do interior da Colômbia, foi ao Panamá e foi levado inclusive para ser velado nos Estados Unidos.

Em 4 de fevereiro de 1936, chegou a Montevideo, Uruguai, o barco que transportava os restos de Gardel. A cidade  rendeu comovente homenagem, já que ele e o tango também já eram bastante aclamados por lá. Em 5 de fevereiro ele finalmente chegou a Argentina, onde se instalou o velório no Luna Park de Buenos Aires. No dia seguinte, Carlos Gardel foi finalmente enterrado no cemitério La Chacarita, onde se encontra até hoje.


As Fotos 
(clique nas imagens para ampliar)

A última foto, pouco antes do acidente





O acidente







Notícias de jornais




O translado do corpo e o funeral




O mausoléu no cemitério da Chacarita, em Buenos Aires, Argentina




Um especial em vídeo sobre os 80 anos da tragédia, produzido pela Fundación Património Fílmico Colombiano





O vídeo raro mostrando as cenas do funeral de Gardel


Antes de ir, assista ao vídeo sobre nossa viagem à Argentina!


Se estiver recebendo a mensagem pelo e-mail, clique aqui para assistir

Algumas fontes sobre o caso:

  • https://www.eltiempo.com/cultura/musica-y-libros/muerte-de-carlos-gardel-en-medellin-234504
  • http://www.ehagendaurbana.com.ar/2015/06/como-la-muerte-de-gardel-fue-manipulada.html
  • http://cemeteries-grave-yards.blogspot.com/2012/03/carlos-gardel-argentine-funerals.html
  • https://www.clarin.com/sociedad/revelan-piloto-podria-evitado-muerte-carlos-gardel_0_rksKR31iG.html
  • http://www.tangocity.com/noticia.php?not_id=8737&lang=36
  • http://personajeshistoricos.com/c-cantantes/carlos-gardel/#Muerte
  • https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2016/12/1838232-medellin-abraca-a-dor-alheia-como-a-da-chape-desde-a-morte-de-gardel.shtml

* originalmente postado em 6/jan/2019

Compartilhar:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...