Ticker

6/recent/ticker-posts

LIVRO: O lugar central da teoria-metodologia na cultura histórica, do professor José Carlos Reis




Se cultura (em sentido amplo) e história são temas que lhe interessam, podem interessar também o livro O Lugar Central da Teoria-Metodologia na Cultura Histórica, do professor José Carlos Reis, pela editora Autêntica.

Nesta obra, o objetivo de José Carlos Reis é demonstrar que a história é, primeiro, “teoria”, no sentido estrito – epistemologia, metodologia, gnosiologia, ontologia, ética, política, estética, linguística – e só depois, a partir de escolhas, decisões, definições, seleções, reflexões e construções teóricas, é crítica documental. Para o autor, o lugar da teoria-metodologia é central na cultura histórica porque o nome “historiador” requer uma qualificação, pois dizer “eu sou historiador” não é suficiente para definir a sua identidade. 

O interlocutor perguntará: historiador de que tipo, de qual tendência, em que perspectiva? Toda obra histórica é uma “teoria” em movimento, implícita e realizada, mesmo quando não explicitada. A escrita histórica sempre teve, tem e terá “partidos”, pois é fundamentada em problemas, hipóteses e valores, que se enfrentam e se combatem em “regimes de historicidade” e “regimes de verdade” históricos.



José Carlos Reis é historiador e filósofo, licenciado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestre em Filosofia (1987), licenciado e doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (Bélgica, 1992), pós-doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, 1997), pós-doutor pela Université Catholique de Louvain (Bélgica, 2007). Atualmente é professor associado do Departamento de História da UFMG. 

Além de artigos em revistas especializadas de história e filosofia, já publicou os seguintes livros: Nouvelle Histoire e o tempo histórico: a contribuição de Febvre, Bloch e Braudel (Annablume, 2008), História, a ciência dos homens no tempo (Eduel, 2010 [Papirus, 1994]), Escola dos Annales, a inovação em história (Paz e Terra, 2000), As identidades do Brasil – De Varnhagen a FHC (FGV, 9. ed. 2007), Wilhelm Dilthey e a autonomia das ciências histórico-sociais (Eduel, 2003), História & teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade (FGV, 2003), A história entre a filosofia e a ciência (Autêntica, 2004).


🔎 Onde adquirir?

Amazon - https://amzn.to/2JAlF00


Submarino - http://acesse.vc/v2/132ecb6e0e9

Americanas - http://acesse.vc/v2/132c89931b0

Livraria da Travessa - http://acesse.vc/v2/132e54451af

* compre pelos links indicados e ajude a manter nossos projetos!

Clique aqui!

Assista ao nosso vídeo sobre o Peronismo Argentino!

Se estiver recebendo a mensagem pelo e-mail, clique aqui para assistir

Compartilhar: 

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...