LANÇAMENTO! Fontes históricas, de José D'Assunção Barros ~ Identidade 85 ::

sábado, junho 29, 2019

LANÇAMENTO! Fontes históricas, de José D'Assunção Barros



Foi lançado recentemente o livro Fontes históricas: Introdução aos seus usos historiográficos, de José D'Assunção Barros. 

As fontes históricas estão situadas no cerne da metodologia da História. Metaforicamente falando, elas constituem a “máquina do tempo” dos historiadores – ou o seu “visor do tempo”, se pudermos tomar de empréstimo estas imagens da ficção científica. 

Uma vez que o historiador trabalha com sociedades que já desapareceram ou se transmutaram, ou ainda com processos que já se extinguiram ou que fluíram através de transformações que terminam por atravessar os tempos até chegar ao presente produzindo novos efeitos, não existiria outro modo de perceber essas sociedades ou apreender esses processos senão a partir das chamadas “fontes históricas” – aqui entendidas como os diversos resíduos, vestígios, discursos e materiais de todos os tipos que, deixados pelos seres humanos historicamente situados no passado, chegaram ao tempo presente através de caminhos diversos. 

Este livro examina em amplitude e profundidade o uso historiográfico das fontes de todos os tipos – discutindo suas especificidades, metodologias disponíveis, modos de serem interpretadas e conectadas com outras fontes. Procura-se mostrar como, a partir das fontes, podemos escrever História.

🔎 Onde adquirir?

Amazon - https://amzn.to/2XLaOrW


Livraria da Travessa - http://acesse.vc/v2/180168763cd

Submarino - http://acesse.vc/v2/180a82c8484

* compre pelos links indicados e ajude a manter nossos projetos!

Clique aqui!


A obra de José D’Assunção Barros vem despertando a atenção do público leitor, especialmente o universitário, com suas discussões, análises e abordagens sobre a metodologia, a teoria e a história da historiografia, inclusive, a brasileira; além de possuir estudos muito interessantes sobre a história da música brasileira. Em sua formação, graduou-se em Música (nos anos 1980) e, depois, em História (nos anos 1990) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Mestrado (1994) e Doutorado (1999) em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde foi orientado pela Prof.ª Dr.ª Vânia Leite Fróes, e estudou o universo dos trovadores portugueses e espanhóis dos séculos XIII e XIV. Foi professor do Conservatório Brasileiro de Música e de algumas universidades públicas e privadas. Atualmente é professor de teoria e metodologia da história na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

A formação diversificada igualmente contribuiu com sua docência e pesquisa, assim como em sua produção, onde se destacam: O campo da História (2004); O projeto de pesquisa em História (2005); Cidade e História (2007) e A construção social da cor (2009), todos lançados pela Editora Vozes, e Raízes da música brasileira (2011), pela Editora Hucitec. Atualmente está concluindo sua coleção sobre Teoria da História, em seis volumes, dos quais os quatro primeiros foram lançados em 2011, também pela Editora Vozes. Além disso, tem publicado um conjunto significativo de textos em revistas especializadas e como capítulo de livros, que perfazem os domínios da teoria, metodologia, história da historiografia, história da arte e do cinema, história medieval e história da música. E foi justamente em meio a esse intenso trabalho que ele gentilmente nos concedeu esta entrevista para falar de sua trajetória, obra e projetos futuros (Fonte: FURG).


Para outros livros do mesmo autor, clique aqui!

Leia uma entrevista do historiador para a revista Historiae, clique aqui.


Compartilhar: 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Humanos

Digite e tecle Enter para buscar!