Ticker

6/recent/ticker-posts

DOCUMENTÁRIO: "Os Caipiras", Antonio Candido



Se tinha um intelectual que entendia do assunto, esse era Antonio Candido. Nesse vídeo exibido pela TV Cultura ele fala do campo, dos costumes, dos aspectos da língua e demais elementos culturais que constituem o caipira!


Se estiver recebendo a mensagem pelo e-mail, clique aqui para assistir 

Caso queira ler o principal livro escrito por Antonio Candido sobre os caipiras, recomendo o livro Os Parceiros do Rio Bonito, que aliás foi sua tese de doutorado de 1954.

Ao pesquisar o cururu, dança cantada típica do estado de São Paulo, Antonio Candido percebeu que suas diferentes versões correspondiam a tempos sociais distintos, além de observar os problemas normalmente enfrentados na vida rural. 

Entre 1947 e 1954, trabalhou por curtos períodos em diferentes municípios paulistas, chegando a morar em um agrupamento rural em Bofete, chamado Rio Bonito. Interessado nas transformações que fatores como o latifúndio e a crescente urbanização provocavam na sociabilidade e na cultura caipiras, Candido estendeu o estudo da teoria literária e do folclore para a sociologia, concentrando-se nos parceiros rurais, que representam um aspecto menos estabilizado e íntegro na vida social e econômica do homem do campo, mas ainda se prendem à cultura tradicional, a fim de através deles analisar a ação exercida pelas novas condições de vida.

Clique aqui!

Conheça também nossa série de contos sobre o Zé Butina, o caipira paulista!



Compartilhar

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...