Ticker

6/recent/ticker-posts

Universidade portuguesa disponibiliza gratuitamente rico acervo sobre África e Oriente

  

O projeto Memórias Africanas e Orientais, da Universidade de Aveiros, disponibiliza milhares de livros e documentos do período colonial português.

Não é de hoje que muitos materiais de pesquisa (documentos, jornais, livros) tem sido digitalizados e disponibilizados na internet. Aqui no Brasil temos o caso da Biblioteca Nacional Digital, só pra citar um dos trabalhos mais completos de que dispomos. 

Mas, muita gente sentia falta até esses dias de material para trabalhar com o tema África em sala de aula ou mesmo para conhecer sobre o assunto. Nesse sentido, o trabalho da Universidade de Aveiro é importantíssimo. 

Com a iniciativa da Fundação Luso-Africana denominada Memórias Africanas e Orientais, ela disponibiliza sobre o período colonial mais de 2500 livros que tratam da história dos países de língua portuguesa. Há muita coisa disponível sobre diversos países africanos, tais como Cabo Verde, Macau, Angola, Goa, Guiné, Timor, São Tomé e Príncipe e Moçambique.

Existe na coleção desde livros de escola primária da era colonial até relatórios do ex-governador da colônia e outros documentos oficiais. O site organiza os conteúdos por coleções, oferece destaques periódicos de conteúdos que acredita serem relevantes sobre determinados assuntos. Como Cadernos Coloniais, por exemplo, que são uma coleção com setenta livros publicados pelas Edições Cosmos entre os anos de 1920 e 1960. 


🔎 Onde acessar?




Assista ao nosso vídeo sobre Os INDÍGENAS no Brasil e nas Américas

Se estiver recebendo no e-mail e não conseguir ver o vídeo, clique aqui.

Compartilhe essa postagem!

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...