Ticker

6/recent/ticker-posts

DOCUMENTÁRIO: Paulo Freire - Contemporâneo [excluído da TV Escola!]



O site da TV Escola apagou esse e qualquer outro programa sobre Paulo Freire, mas, felizmente, sempre tem alguém que salva. Por isso, compartilhamos mais uma vez com vocês esse documentário sobre um dos pedagogos mais respeitados do Brasil e do mundo. 

Conhecer é importante. Assim podemos debater com propriedade, valorizando a liberdade de cada um se expressar, mesmo que em sentido contrário ao que pensamos. É nesse sentido que podemos inserir Paulo Freire, que tem surgido muitas vezes atualmente, tendo em vista que um dos assuntos do momento são a educação e a função dos professores. Por isso, conhecê-lo é fundamental. 

Nascido em 19 de setembro de 1921 no Recife, Pernambuco, Paulo Freire foi um dos maiores educadores brasileiros e, ainda hoje, é referência bibliográfica na pedagogia e estudos relacionados ao ensino e à educação. 

O documentário Contemporâneo, que foi produzido pela TV Escola em parceria com Olhar Imaginário (mas excluído do site recentemente), retoma as origens das primeiras experiências de alfabetização e de educação popular freirianas, quase 50 anos depois de sua realização em Angicos (RN), para mostrar de que forma os elementos fundamentais de seu pensamento e pedagogia estão vivos e presentes até os dias atuais.


* originalmente postado em 23/nov./2018.

Compartilhar:

Postar um comentário

0 Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...